Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8202
Title: Circuito curto de comercialização: a experiência da feira agroecológica do Município de Cuité/PB.
Other Titles: Short marketing circuit: the experience of the fair of Cuité / PB.
Circuito corto de comercialización: la experiencia de la feria agroecológica en el Municipio de Cuité/PB.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Maria Rita Garcia de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARDOSO, Vanille Valério Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Rônisson Thomas de Oliveira.
Keywords: Agricultor;Sustentável;Alimentos Orgânicos;Farmer;Sustainable;Organic Food;Sostenible;Comidas orgánicas
Issue Date: 12-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Maria Rita Garcia de. Circuito curto de comercialização: a experiência da feira agroecológica do Município de Cuité/PB. 2019. 78 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Um circuito curto de comercialização, sobretudo de venda direta, possibilita que o agricultor venda seus produtos diretamente para o consumidor. Para o incentivo e valorização da agricultura familiar, o mercado de orgânicos a partir das feiras agroecológicas torna-se uma opção viável por ter um grande potencial, prezar pela sustentabilidade e pelo resgate das aproximações dos atores envolvidos na comercialização, diminuindo as distâncias percorridas pelos produtos pela inexistência ou pouca participação de atravessadores. Este estudo tem o objetivo de descrever como transcorre o circuito curto de comercialização na feira agroecológica do município de Cuité/PB, assim como a procedência dos produtos que estão sendo comercializados e as potencialidades e dificuldades que o produtor pode lidar neste modelo de feira. Trata-se de um estudo transversal descritivo, no qual a população estudada foi agricultores (hortifrútis) que participam/participaram da feira, com os quais foi realizada entrevista semiestruturada autorizada por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Além disso, foi investigada a história da feira a partir da entrevista com o coordenador desta. Com o desenvolvimento desta pesquisa, identificou-se que a feira surgiu a partir da necessidade dos agricultores familiares do município escoarem suas produções e acontece às sextas-feiras, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ademais, foi possível caracterizar o perfil dos agricultores e a produção agrícola, verificando a predominância entre os produtores de posse de terra, acesso à água mediante poços, mão de obra exclusiva da família, renda exclusiva da agricultura e autoconsumo. Quanto à produção, foram destacadas dificuldades como falta de acesso à água, recurso/crédito e assistência técnica, esta última pode justificar o uso de agrotóxicos por pequena parcela de agricultores e o não conhecimento acerca da origem das sementes utilizadas relatado pelos entrevistados. Como potencialidades do circuito curto através da feira, destacaram-se a melhoria de renda, a sociabilidade e construção de saberes entre os próprios agricultores e consumidores. Já os desafios da Feira foram a pouca valorização, a pouca divulgação, pouco apoio dos governantes e da universidade, as péssimas condições das estradas e a ausência de transportes adequados para deslocar os produtos. Os resultados obtidos permitem uma maior compreensão da realidade vivenciada pelos agricultores no processo de produção e comercialização, evidenciando a necessidade de prestação de assistência técnica para que estes sejam aprimorados, e de apoio para o fortalecimento da feira como um canal de comércio curto e sustentável.
Abstract: A short sales cycle, especially direct sales, allows farmers to sell their products directly to the consumer. To encourage and value family farming, the organic market through agroecological fairs becomes a viable option once it has great potential, and because esteems sustainability and promotes reconnection of the parties involved in trading, then reducing distances covered by the products due to inexistence or lack of participation of middlemen. This study aims to describe how the short sales cycle takes place in the agroecological fair of the municipality of Cuité, state of Paraíba – Brazilian Northeastern, as well as to describe the origin of the products being marketed and the potentialities and difficulties the producer can face in the agroecological fair model. This is a cross-sectional descriptive study, in which the studied population was composed only by farmers (those who grows only fruit and vegetables) who participate or have participated in Cuité’s fair, with which a semi-structured interview was carried out, authorized by means of an Informed Consent Form. In addition, the fair’s history was investigated via an interview with the coordinator of this fair. With the development of this research, it was recognized that the fair emerged from the need of the family farmers to flow their productions. The fair happens on Fridays, in partnership with the Rural Workers Union. Further, it was possible to characterize the profile of the farmers and the agricultural production, verifying the predominance among landholder producers, access to water through wells, labor from family solely, exclusive income of agriculture and self-consumption. Regarding production, difficulties were highlighted such as lack of access to water, resources and technical assistance, where the latter may justify the use of pesticides by a few farmers and the lack of knowledge about the origin of the used seeds, reported by the interviewees. As potentialities of the short sales cycles through the fair, the improvement of the income, as well, the sociability and knowledge builded between farmers and consumers, are those which were more perceived. The challenges of the fair were the low appreciation and lack of support from local rulers and the university, the poor road conditions and the absence of adequate transport to move the products. The results obtained allows a greater understanding of the reality experienced by the farmers in the production and commercialization process, evidencing the need to provide technical assistance so that this process can be improved and the need to support and enhance the fair as a short and sustainable trade channel.
???metadata.dc.description.resumen???: Un circuito de comercialización corto, especialmente las ventas directas, permite al agricultor vender sus productos directamente al consumidor. Para el incentivo y valorización de la agricultura familiar, el mercado orgánico a partir de ferias agroecológicas se convierte en una opción viable por tener un gran potencial, valorando la sustentabilidad y rescatando los acercamientos de los actores involucrados en la comercialización, reduciendo las distancias recorridas por los productos por falta o poca participación de intermediarios. Este estudio tiene como objetivo describir cómo se produce el circuito corto de comercialización en la feria agroecológica del municipio de Cuité/PB, así como el origen de los productos que están siendo comercializados y las potencialidades y dificultades que el productor puede enfrentar en este modelo justo. Se trata de un estudio descriptivo de corte transversal, en el que la población estudiada fueron agricultores (hortalizas) que participaron/participaron de la feria, a quienes se les realizó una entrevista semiestructurada, autorizada mediante Término de Consentimiento Libre e Informado. Además, se investigó la historia de la feria a partir de la entrevista con su coordinador. Con el desarrollo de esta investigación, se identificó que la feria surge de la necesidad de los agricultores familiares del municipio de vender sus producciones y se realiza los días viernes, en alianza con el Sindicato de Trabajadores Rurales. Además, fue posible caracterizar el perfil de los agricultores y la producción agropecuaria, verificando el predominio entre los productores de la tenencia de la tierra, el acceso al agua a través de pozos, la mano de obra familiar exclusiva, la renta agropecuaria exclusiva y el autoconsumo. En cuanto a la producción, se destacaron dificultades como la falta de acceso a agua, recursos/crédito y asistencia técnica, esta última puede justificar el uso de plaguicidas por parte de una pequeña parte de los agricultores y el desconocimiento sobre el origen de las semillas utilizadas reportadas por los entrevistadosComo potencialidades del circuito corto a través de la feria, se destacaron la mejora de la renta, la sociabilidad y la construcción de conocimiento entre los agricultores y consumidores. Por otro lado, los desafíos de la Feria fueron la poca valoración, poca publicidad, poco apoyo de los funcionarios del gobierno y la universidad, las malas condiciones de las vías y la ausencia de transporte adecuado para mover los productos. Los resultados obtenidos permiten conocer mejor la realidad que viven los agricultores en el proceso de producción y comercialización, destacando la necesidad de brindar asistencia técnica para que se mejoren, y apoyo para el fortalecimiento de la feria como un canal de comercio corto y sostenible.
Keywords: Agricultor
Sustentável
Alimentos Orgânicos
Farmer
Sustainable
Organic Food
Sostenible
Comidas orgánicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8202
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RITA GARCIA DE MEDEIROS - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2019.pdfMaria Rita Garcia de Medeiros - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2019743.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.