Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8460962053427361pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Gustavo Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6215732726947926pt_BR
dc.contributor.advisor2SABINO, Melina Mongiovi Cunha Lima.-
dc.contributor.advisor2IDMONGIOVI, M.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535849756393864pt_BR
dc.contributor.referee1GHEYI , Rohit.-
dc.contributor.referee2BITTENCOURT, Roberto Almeida.-
dc.description.resumoLearning to program is a challenge faced by students in most introductory programming courses. Recently, several tools have been proposed in order to provide guidance and help students overcome conceptual difficulties in programming education. Some tools leverage clustering algorithms and program repair techniques to automatically generate personalized hints for students’ incorrect programs. In contrast, some teachers choose to present students with program visualization tools to help them understand the dynamic execution of a source code. These tools are used to help students get correct solutions for programming assignments. However, due to limitations in assessments, it is still unclear how effective the feedback provided by these tools is. In this study, we analyzed the effectiveness of a tool for generating personalized hints and a tool for visualizing programs. To do so, we conducted a user study in which students, assisted by these tools, implemented solutions for three programming problems. Our results show that personalized hints can significantly reduce student’s effort to get correct solutions. In addition, personalized hints can provide students with an understanding of problem solving similar to when using test cases. On the other hand, students who used the program visualization tool got lower performance than using other approaches.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleEvaluating feedback tools in introductory programming classes.pt_BR
dc.date.issued2019-08-19-
dc.description.abstractAprender a programar é um desafio enfrentado pelos alunos na maioria dos cursos de introdução à programação. Por este motivo, diversas ferramentas têm sido propostas com o propósito de ajudar os alunos a superar dificuldades conceituais durante o seu aprendizado. Existem ferramentas que utilizam algoritmos de agrupamento e técnicas de reparo de programas para gerar feedback personalizado para os alunos. Em contraste, alguns professores optam por apresentar aos alunos alguma ferramenta de visualização de programas com o intuito de ajudá-los a entender a execução dinâmica de um código-fonte. Estas ferramentas são utilizadas para auxiliar alunos na obtenção de soluções para problemas de programação. No entanto, devido à limitações nas avaliações, ainda não está claro o quão efetivo é o feedback fornecido por elas. Neste estudo, analisamos a eficácia de duas ferramentas, uma de geração de dicas personalizadas e outra de visualização de programas. Para tanto, realizamos um estudo de usuários em que os alunos, auxiliados por essas ferramentas, implementaram soluções para três problemas de programação. Nossos resultados mostram que dicas personalizadas podem reduzir significativamente o esforço do aluno para obter soluções corretas. Além disso, dicas personalizadas podem fornecer aos alunos uma compreensão da solução de problemas semelhante ao uso de casos de teste. Em contrapartida, os alunos que usaram a ferramenta de visualização de programas obtiveram desempenho inferior comparado ao uso de outras abordagens.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8217-
dc.date.accessioned2019-10-18T11:29:07Z-
dc.date.available2019-10-18-
dc.date.available2019-10-18T11:29:07Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComputação – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectProgramação de Computadorespt_BR
dc.subjectFerramentas de Feedbackpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComputing - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectComputer Programmingpt_BR
dc.subjectFeedback Toolspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMORIM, Ruan Victor Bertoldo Reis de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageengpt_BR
dc.title.alternativeAvaliação das ferramentas de feedback em introdução aulas de programação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationAMORIM, R. V. B. R. de. Evaluating feedback tools in introductory programming classes. 2019. 45 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8217pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUAN VICTOR BERTOLDO REIS DE AMORIM - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdfRuan Victor Bertoldo Reis de Amorim - Dissertação PPGCC 2019746.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.