Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFORMIGA, W. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5765256849169186pt_BR
dc.contributor.advisor1MARACAJÁ, Patrício Borges.-
dc.contributor.advisor1IDMARACAJÁ, P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767308356895558pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MACHADO, Antônio Vitor.-
dc.contributor.advisor-co1IDMACHADO, A. V.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372968204727550pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Rosilene Agra da.-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Aline Costa.-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo promover a introdução do mel de abelha na alimentação escolar de um estabelecimento de ensino fundamental urbano no município de São Domingos-PB. A pesquisa teve um caráter descritivo, uma abordagem quantitativa e qualitativa e participativa, o estudo foi realizado na Escola Maria Marques de Assis, tendo como população os 180 alunos matriculados, a diretora, os professores e as merendeiras da unidade em análise, além dos agricultores familiares rurais locais que vendem e/ou venderam alimentos para alimentação escolar, da prefeita e secretária municipal de educação. Para os alunos fez-se uma amostragem estabelecida de acordo com o proposto por Barbetta (2001), assim, o número de alunos foi igual a 60 crianças com idade variando entre 9 e 13 anos, desses alunos foram formados 2 grupos para estudo, cada um com 30 alunos, sendo o grupo 1 formado por estudantes do turno manhã e que receberam educação nutricional sobre o mel e o grupo 2 formado por alunos do turno tarde que não tiveram nenhuma atividade pedagógica referente ao estudo, aplicou-se questionários aos alunos antes e após a oferta de mel de abelha na merenda, desenvolveu-se atividades pedagógicas sobre os benefícios do mel com o grupo 1 de alunos e sobre apicultura com os agricultores, infligiu-se questionários com professores, diretora, merendeiras, agricultores, prefeita e secretária de educação. As informações foram analisadas usando o programa estatístico IBM SPSS Statistics, versão 21 de 2012 e utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Concluiu-se que a introdução do mel é viável desde que se tenha um trabalho pedagógico de educação nutricional, pois o grupo 1 de alunos apresentou índice de aceitabilidade superior ao mínimo estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), enquanto que no grupo 2 de alunos o índice de aceitabilidade foi inferior ao mínimo exigido. Os agricultores locais demonstraram interesse em produzir mel, as gestoras municipais desenvolveram ações reais que poderão proporcionar a inserção permanente do mel no cardápio escolar e um desenvolvimento sustentável local, criando o Sistema de Inspeção Municipal e firmando parcerias com o SEBRAE (Serviço brasileiro de apoio à micro e pequena empresa) para incentivar o agronegócio apícola local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Agráriaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleViabilidade da incorporação do mel de abelha na alimentação escolar de uma unidade de ensino em São Domingos-PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/821-
dc.date.accessioned2018-05-27T14:16:36Z-
dc.date.available2018-05-27-
dc.date.available2018-05-27T14:16:36Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMel de abelhapt_BR
dc.subjectEducação nutricionalpt_BR
dc.subjectSão Domingos - PBpt_BR
dc.subjectMel na merenda escolarpt_BR
dc.subjectAgronegócio apícola - Paraíbapt_BR
dc.subjectApiculturapt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectSchool feedingpt_BR
dc.subjectHoney at school lunchpt_BR
dc.subjectContent analysis - Bardinpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFORMIGA, Walnara Arnaud Moura.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFeasibility of incorporating honey bee feeding on a school teaching unit in São Domingos-Pb.pt_BR
dc.identifier.citationFORMIGA, Walnara Arnaud Moura. Viabilidade da incorporação do mel de abelha na alimentação escolar de uma unidade de ensino em São Domingos-PB. 2014. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALNARA ARNAUD MOURA FORMIGA - DISSERTAÇÃO PPGSA PROFISSIONAL 2014..pdfWalnara Arnaud Moura Formiga - Dissertação PPGSA Profissional 2014.956.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.