Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, Tiago Paz e.-
dc.contributor.advisor1IDALBUQUERQUE, Tiago P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814411412881480pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoA dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta crianças em todos os níveis educacionais, dificultando a leitura e escrita e consequentemente sua compreensão, sendo geralmente diagnosticada no início do processo de alfabetização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira de artigos sobre o tema, identificando o perfil dessa produção, em que áreas do conhecimento tem sido publicadas e os modelos explicativos geralmente utilizados. Procuramos fazer uma revisão bibliográfica do tema, traçando um histórico, alguns conceitos, causas e sintomas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados da Scielo, biblioteca eletrônica de periódicos de livre acesso. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa. Apontando para as áreas da neurologia e da psicologia que mais publicaram acerca da dislexia. Entre os resultados, foram encontrados 56 (cinquenta e seis) artigos, distribuídos entre os anos de 2002 e 2013, nas áreas da psicologia (36%), neurologia (21%), oftalmologia (11%), fonoaudiologia (18%), pedagogia (5%), entre outros não identificados (6%). Dentre essas publicações o modelo explicativo mais usado é modelo da área médica com (58% (cinquenta e oito) das publicações. A nossa intenção é levantar questionamentos acerca das visões conflitantes sobre a dislexia e mostrar que o seu conceito é algo em construção, porém, apesar de adotados diferentes modelos explicativos há uma contribuição inequívoca para o tratamento e acompanhamento à criança disléxica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDislexia e ciência: uma análise da produção acadêmica brasileira de 2002 a 2013.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe dyslexia is a learning disturbance that affects children in all of the education levels, hindering the reading and writing and consequently their understanding, being usually diagnosed in the beginning of the literacy process. The present work has as objective analyzes the production academic Brazilian of articles on the theme, identifying the profile of that production, in that areas of the knowledge have been published and the explanatory models usually used. We tried to do a bibliographical revision of the theme, drawing a report, some concepts, causes and symptoms. A bibliographical research was accomplished in Scielo's base, newspapers' electronic library of free access. The used methodology was quantitative and qualitative. Appearing for the areas of the neurology and of the psychology that more they published concerning the dyslexia. Among the results, 56 (fifty six) were found, distributed among the years of 2002 and 2013, in the psychology's area (36%), neurology (21%), ophthalmology (11%), fonoaudiologia (18%), pedagogy (5%), among other no identified (6%). Among those publications the explanatory model more used is model of the medical area with (58% (fifty eight) of the publications. Our intention is to lift questions concerning the conflicting visions on the dyslexia and to show that their concept is something in construction, however, in spite of having adopted different explanatory models there is an unequivocal contribution for the treatment and attendance to the dyslexic child.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8221-
dc.date.accessioned2019-10-18T11:59:57Z-
dc.date.available2019-10-18-
dc.date.available2019-10-18T11:59:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectCampo intelectualpt_BR
dc.subjectProdução Acadêmica Brasileirapt_BR
dc.subjectDyslexiapt_BR
dc.subjectIntellectual Fieldpt_BR
dc.subjectBrazilian Academic Productionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorEHRICH, Natália Jerônimo da Silva Moreno.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDyslexia and science: an analysis of Brazilian academic production from 2002 to 2013.pt_BR
dc.identifier.citationEHRICH, Natália Jerônimo da Silva Moreno. Dislexia e ciência: uma análise da produção acadêmica brasileira de 2002 a 2013. 2014. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA JERÔNIMO DA SILVA MORENO EHRICH. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfNatália Jerônimo da Silva Moreno Ehrich. Monografia Pedagogia. CFP 2014.323.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.