Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730925585068550pt_BR
dc.contributor.advisor1LACERDA, José Gorete Pedroza de.
dc.contributor.advisor1IDLACERDA, J. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020729411280913pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, E. V.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274801533745465pt_BR
dc.contributor.referee1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.referee2SILVA, Egle Katarine Souza da.
dc.description.resumoO estudo de Soluções Químicas é conhecidamente um dos mais importantes para a formação do discente de nível médio, uma vez que está presente em diversas situações e produtos utilizados cotidianamente. Entretanto, observa-se que muitas são as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, principalmente devido, apresentar uma gama de conceitos e de cálculos matemáticos. Logo, este estudo objetiva elaborar e aplicar uma sequencia didática para o conteúdo de Soluções Químicas. Trata-se de uma pesquisa explicativa e de campo, desenvolvida com alunos do terceiro ano médio da Escola Estadual Bernardino José Batista, para tanto, aplicou-se uma sequência didática com atividades voltadas a contextualização do conteúdo de Soluções Química com a temática Saneante, como a apresentação de Objetos Virtuais de Aprendizagem, aula expositiva dialogada e aplicação de questionários pré e pós testes. As atividades desenvolvidas permitiram evidenciar o déficit de aprendizagem de conceitos básicos sobre Soluções Químicas e ausência da contextualização, por outro lado mostraram como a aplicação da sequência didática possibilitou uma participação efetiva dos discentes na construção do conhecimento e consequentemente na apropriação de uma aprendizagem significativa. Logo, o uso de metodologias de ensino contextualizadas, que utilizem a tecnologia como ferramenta, com aplicação de oficinas e palestras pode favorecer o aprendizado dos alunos, proporcionando motivação e participação ativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleDesenvolvimento e aplicação de sequência didática para o ensino de soluções químicas com enfoque na temática saneantes.pt_BR
dc.date.issued2018-08-03
dc.description.abstractThe study of Chemical Solutions is known to be one of the most important for the formation of the student of middle level, since it is present in several situations and products used every day. However, it is observed that many are the learning difficulties presented by the students, mainly due to presenting a range of concepts and mathematical calculations. Therefore, this study aims to elaborate and apply a didactic sequence for the content of Chemical Solutions. This is an explanatory and field research, developed with students of the third year of the Bernardino José Batista State School. Therefore, a didactic sequence was applied with activities focused on the contextualization of the content of Chemical Solutions with the Saneante theme, as the presentation of Virtual Learning Objects, a dialogical expository class and the application of pre and post test questionnaires. The activities developed showed the lack of learning of basic concepts on Chemical Solutions and lack of contextualization. On the other hand, they showed how the application of the didactic sequence made possible an effective participation of the students in the construction of knowledge and consequently in the appropriation of meaningful learning. Therefore, the use of contextualized teaching methodologies that use technology as a tool, with the use of workshops and lectures can favor students' learning, providing motivation and active participation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8232
dc.date.accessioned2019-10-18T16:05:36Z
dc.date.available2019-10-18
dc.date.available2019-10-18T16:05:36Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica - ensino médiopt_BR
dc.subjectSoluções químicas - ensinopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjecthemistry - High Schoolpt_BR
dc.subjectChemical Solutions - Teachingpt_BR
dc.subjectLearning Difficultiespt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Danilo Abrantes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and application of didactic sequence for the teaching of chemical solutions focusing on the sanitizing theme.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Danilo Abrantes de. Desenvolvimento e aplicação de sequência didática para o ensino de soluções químicas com enfoque na temática saneantes. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
DANILO ABRANTES DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2018.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.