Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMALHO, G. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9019873106607746pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Marcelo Costa.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Marcelo Costa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409130137153860pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Mayara Evangelista de.-
dc.contributor.referee2GALIZA, Dayze Djanira Furtado de.-
dc.description.resumoA gestação é uma condição natural da vida, que traz consigo um mundo repleto de mudanças. A cada semana da gestação surgem novas situações, experiências e a família e o companheiro tornam-se ponto de apoio e cuidado para a gestante nessa fase. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde como estratégia para promover o autoconhecimento e o autocuidado, consequentemente tornando a gestante empoderada. Objetivou-se, portanto, por meio deste estudo realizar atos educativos para o autoconhecimento das alterações vivenciadas pelas mulheres durante a gestação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com 13 gestantes residentes na zona rural e na zona urbana do município de São José de Piranhas-PB. A pesquisa teve início após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.904.835. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista, sendo realizada a busca ativa da gestante em sua residência, para organizar os dados foi utilizado o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo, em seguida foram realizadas duas atividades educativas em saúde baseadas nas temáticas encontradas na etapa anterior, e por fim, foi realizada uma segunda entrevista com a finalidade de avaliar as ações executadas. Através da pesquisa notou-se que é necessária a ampliação de ações educativas em saúde, para tornar as gestantes conhecedoras do seu corpo, de sua saúde e de seu cuidado. Evidenciou-se, nesta pesquisa a importância as atividades educativas e de profissionais qualificados para atenderem essa população em sua integralidade e de forma dialogista e humanizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleAtos educativos para o autoconhecimento das alterações vivenciadas pelas mulheres durante a gestação.pt_BR
dc.date.issued2018-12-12-
dc.description.abstractPregnancyis a natural condition of life, which brings with it a big amount of changes. Each week of pregnancy arisesnew situations and experiences.By this way, the family and the companion become a support and carepointto the pregnant in this phase. Thus, the importance of education health as a strategy to promote self-knowledge and self-care are emphasized, consequently making the pregnant a woman empowered. The objective of this study was to carry out educational actions in order to the self-knowledge of the changes experienced by women during pregnancy. This is a descriptive research having a qualitative approach of the research-action type, carried out with 13 pregnantsthat livearound rural and urban areas of the town calledSão José de Piranhas of Paraíba State. The research began after approval of the project by the Research Ethics Committee under the Advice 2,904,835. To the data collection, it was carried outan interview and pregnants’active searchon their residences. To organize the data, the methodological process of the Discourse of Collective Subject was used.Following, it was carried out two health education activities based on the themes found in the previous stage, and finally, a second interview was conducted with the purpose of evaluating the actions performed. Through the research it was noticed the need of expand educational health actions to becomethe pregnant women aware of their body, health and care. In this research was clarifiedthe importance of educational activities and qualified professionals to attend the population mentionedin its entirety by a dialogic and humanized way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8246-
dc.date.accessioned2019-10-21T11:40:32Z-
dc.date.available2019-10-21-
dc.date.available2019-10-21T11:40:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestaçãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde da mulherpt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectGestationpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectWomen's Healthpt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMALHO, Giselly Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational acts for self-knowledge of the changes experienced by women during pregnancy.pt_BR
dc.identifier.citationRAMALHO, Giselly Cavalcante. Atos educativos para o autoconhecimento das alterações vivenciadas pelas mulheres durante a gestação. 2018. 76f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISELLY CAVALCANTE RAMALHO. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2018.pdfGiselly Cavalcante Ramalho. Monografia Enfermagem. CFP 2018.1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.