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Title: Caracterização experimental da fragilização assistida pelo hidrogênio dos aços API 5L X60 e API 5L X80.
Other Titles: Experimental characterization of hydrogen assisted embrittlement of API 5L X60 and API 5L X80 steels.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Bruno Allison.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Antonio Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: VILAR, Eudésio Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Marco Antonio dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Edgard de Macedo.
Keywords: Permeação Eletroquímica de Hidrogênio;Fragilização por Hidrogênio;Testes de Tração;Fraturas de Metal;Processo de Hidrogenação;Hidrogênio Ambiental;Aços;Electrochemical Hydrogen Permeation;Hydrogen Embrittlement;Traction Tests;Metal Fractures;Hydrogenation Process;Environmental Hydrogen;Steels
Issue Date: Sep-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Bruno Allison. Caracterização experimental da fragilização assistida pelo hidrogênio dos aços API 5L X60 e API 5L X80. 2009. 102f. (Dissertação de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais), Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8266
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo o estudo comparativo do processo de fragilização assistido por hidrogênio nos aços API 5L X60 e API 5L X80. A partir de testes de permeação eletroquímica de hidrogênio foram determinados os parâmetros de difusividade, solubilidade e permeabilidade nestes aços. Foram realizados dois tipos de testes de fragilização: fragilização pelo hidrogênio ambiental e fragilização pelo hidrogênio interno. O comportamento mecânico em tração uniaxial dos aços API 5L X60 e API 5L X80 foram estudados. Para o estudo de fragilização ambiental, o ago API 5L X60 sofreu um amolecimento observado pela diminuição do limite de escoamento e aumento da sua elongação. Já o aço API 5L X80 apresentou-se mais susceptível ao fenômeno devido a diminuição da elongação das amostras hidrogenadas. Para o estudo de fragilização por hidrogênio interno nos dois aços a variação na elongação foi significativa podendo ser atribuída as mudanças nas características estruturais de sítios aprisionadores de hidrogênio devido ao processo de hidrogenação utilizado, a composição química e a microestrutura. Foi possível concluir, assim como mostra a literatura, que o hidrogênio aprisionado de forma reversível intensifica o fenômeno de fragilização, o que não ocorreu para o hidrogênio aprisionado irreversivelmente. A morfologia de superfície de fratura das amostras testadas em tração apresentou-se com característica dúctil por coalescência de microvazios (dimples). Foi observado que a distribuição de simples por unidade de área foi maior nas amostras hidrogenadas de aços API 5L X60.
Abstract: The present work aims to study the hydrogen embrittlement process in steels API 5L X60 and API 5L X80. From electrochemical hydrogen permeation experiments were determined the following parameters - diffusivity, solubility and permeability in these steels. The studies were performed utilizing two types of embrittlement hydrogen conditions: environmental and internal hydrogen. The uniaxial tension mechanical behavior of steel type API 5L X60 and API 5L X80, with and without hydrogen, were studied. For the study of environmental hydrogen embrittlement, the steel API 5L X60 had a softening observed by the decrease in yield strength and increase its deformation. The API 5L X80 steel was more susceptible to the phenomenon due the deformation decrease of hydrogenated samples. For the study of internal hydrogen embrittlement, in both steels the change in deformation was significant and can be attributed to changes in hydrogen traps due to the hydrogenation process used, the chemical composition and microstructure. It can be concluded, as reported in the literature, that reversibly trapped hydrogen is more damaging than that which is held irreversibly. The fracture surface morphology of samples tested in tensile tests presented with characteristic ductile by coalescence of microvoids (dimples). It was observed that the distribution of dimples per unit area was higher in API 5L X60 steel samples hydrogenated.
Keywords: Permeação Eletroquímica de Hidrogênio
Fragilização por Hidrogênio
Testes de Tração
Fraturas de Metal
Processo de Hidrogenação
Hidrogênio Ambiental
Aços
Electrochemical Hydrogen Permeation
Hydrogen Embrittlement
Traction Tests
Metal Fractures
Hydrogenation Process
Environmental Hydrogen
Steels
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8266
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