Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, C. D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6244002515623563pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.description.resumoAtualmente é notório que, os números em relação ao abandono nas instituições superiores estão cada vez maiores, também é verídico que o ensino superior pode ser considerado um dos meios que promovem possibilidades de inserir o indivíduo em postos elevados no mercado de trabalho, mesmo diante disso, os números de desistência permanecem se elevando gradativamente. Diante disso, essa pesquisa buscou investigar a permanência dos estudantes das licenciaturas de física e de ciências biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande no campus Cuité, analisando e refletindo sobre os motivos que promovem a permanência ou não dos discentes. Diante disso, os objetivos foram: aprofundar os conceitos de campo, capital cultural e habitus de Pierre Bourdieu; analisar os fatores que mantém os alunos na universidade ou provocam a desistência dos estudantes nas licenciaturas no CES; refletir sobre a trajetória social dos estudantes de licenciatura de Física e Ciências Biológicas na UFCG-CES, Cuité-PB. Foram analisados o perfil social dos estudantes e sua permanência, a partir de dados obtidos no controle acadêmico e de questionários. Os questionários foram aplicados com os alunos do quinto período de ambos os cursos e nos turnos diurno e noturno e sua análise foi feita de forma quanti-qualitativa, usando a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados da pesquisa apontam inúmeras causas para a permanência ou não dos estudantes na instituição. A partir desses fatores, foi possível subdividi-los em emocionais (ansiedade, bullying); financeiros(falta de bolsas e custo alto de gastos); acadêmico -profissionais (que se relacionam com a dificuldade em entender alguns conteúdos programáticos ou falta de apoio para realização de artigos) e ainda causas externas (trabalho e atividades extras, que não fazem parte do seu curso). Foi possível observar que algumas vezes os motivos que causa a desistência do curso são os mesmos que fazem com que os alunos continuem seus estudos. Finalmente, após analisarmos os perfis sociais dos alunos, ficou claro que todos são muito perseverantes em relação a prosseguir com sua licenciatura, mesmo com inúmeros desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleA permanência dos estudante de ciências biológicas e física no Centro de Educação e Saúde - CES.pt_BR
dc.date.issued2019-07-04-
dc.description.abstractNowadays, it is noticeable that the numbers related to disengagement in higher institutions are increasing, it is also true that higher education can be considered as one of the means that enable the individual a higher position in the market, even so, the numbers of withdrawals continue to rise gradually. With this in mind, this research aimed to investigate the permanence of students of the physics and biological sciences degrees of the Education and Health Centre of the Federal University of Campina Grande at the Cuité campus, analysing and reflecting on the reasons that cause permanence or not of the students. Moreover, the aims are: to deepen the concepts of field, cultural capital and habitus of Pierre Bourdieu; analyse the factors that keep the students in the university or cause the student’s withdrawals in the CES’s degrees; to reflect on the social trajectory of undergraduate students of Physics and Biological Sciences at UFCG-CES, Cuité-PB. The student’s social profile was analysed, based on data obtained in academic control and questionnaires. The questionnaires were made with students from the 5th semester in both morning and evening courses and were done quantitatively using Bardin’s content analysis. This research results pointed that there are numerous causes that can cause the student to stay or not in the institution. From those factors, it was possible to subdivide them into emotional (anxiety, bullying); financial (lack of scholarships and high cost); academic-professionals (related to the difficulty in understanding some of the course’s content or lack of support in the process of writing articles) and external causes (work and extra activities non-related to the course). It was possible to observe that sometimes the reasons that cause the withdrawal of the course are the same that cause the students to continue their studies. Finally, after analysing the social profiles of the students, it clear that all of them are very perseverant in pursuing their degrees, even with numerous challenges.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8319-
dc.date.accessioned2019-10-22T11:56:25Z-
dc.date.available2019-10-22-
dc.date.available2019-10-22T11:56:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectEducação superior e capital culturalpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectHigher education and cultural capitalpt_BR
dc.subjectEstancia-
dc.subjectEducación superior y capital cultural-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Cinthia Dayane Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe permanence of the students of biological and physical sciences in the Center of Education and Health - CES.pt_BR
dc.title.alternativeLa permanencia de los estudiantes de ciencias biológicas y físicas en el Centro de Educación y Salud - CES.-
dc.identifier.citationGOMES, Cinthia Dayane Alves. A permanência dos estudante de ciências biológicas e física no Centro de Educação e Saúde - CES. 2019. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenActualmente es notorio que las cifras en relación a la deserción en las instituciones superiores van en aumento, también es cierto que la educación superior puede ser considerada uno de los medios que promueven posibilidades de inserción del individuo en altos cargos en el mercado laboral, incluso de cara de esto, las cifras de deserción continúan aumentando gradualmente. Por lo tanto, esta investigación buscó investigar la permanencia de los estudiantes de las carreras de física y ciencias biológicas del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande en el campus de Cuité, analizando y reflexionando sobre las razones que promueven la permanencia o no de los estudiantes. . Por tanto, los objetivos fueron: profundizar en los conceptos de campo, capital cultural y habitus de Pierre Bourdieu; analizar los factores que mantienen a los estudiantes en la universidad o provocan la deserción de los estudiantes en las carreras del CES; reflexionar sobre la trayectoria social de los estudiantes de grado de Física y Ciencias Biológicas de la UFCG-CES, Cuité-PB. Se analizó el perfil social de los estudiantes y su permanencia, a partir de datos obtenidos del control académico y de cuestionarios. Los cuestionarios se aplicaron a estudiantes del quinto período de ambos cursos y de los turnos diurno y nocturno, y su análisis se realizó de forma cuantitativo-cualitativa, utilizando el análisis de contenido de Bardin. Los resultados de la investigación apuntan a numerosas causas para la permanencia o no de los estudiantes en la institución. A partir de estos factores, fue posible subdividirlos en emocionales (ansiedad, bullying); financiera (falta de becas y alto costo de los gastos); académicos-profesionales (que se relacionan con la dificultad en la comprensión de algún temario o falta de apoyo para la redacción de artículos) y también causas externas (trabajo y actividades extras, que no forman parte de tu curso). Se pudo observar que en ocasiones los motivos que provocan la deserción del curso son los mismos que hacen que los estudiantes continúen sus estudios. Finalmente, luego de analizar los perfiles sociales de los estudiantes, quedó claro que todos ellos son muy perseverantes en términos de seguir su carrera, incluso con numerosos desafíos.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CINTHIA DAYANE ALVES GOMES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfCinthia Dayane Alves Gomes - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2019 774.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.