Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, D. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1953730639262547pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.description.resumoA Ciência e a Tecnologia são formas que o homem encontrou para evoluir e traçar seu futuro. Assim, com constantes avanços nas áreas da tecnologia e ciências, a nossa sociedade vem sofrendo mudanças ao logo do tempo em todos os setores possíveis, em especial no campo que trata do acesso ao conhecimento, cada vez mais as novas tecnologias se mostram eficazes quando se trata de receber e compartilhar informação exemplo, as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) que podem desempenhar um papel importante na educação. Este trabalho buscou investigar a visão dos estudantes sobre a utilização das TICs nas aulas de Biologia em uma escola estadual na cidade de Picuí- PB, verificando se os estudantes têm conhecimentos sobre as TICS e sua importância, investigando a frequência com que as TICs são utilizadas pelos estudantes e professores, analisar se as TICs auxiliam de maneira significativa no aprendizado dos estudantes. A pesquisa teve um caráter quantiqualitativo, e utilizou-se do questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada no período de junho de 2018 a junho de 2019. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo Bardin. Alguns dos resultados mostram que a maioria dos estudantes tem conhecimento sobre TICs e atribuem uma grande importância a sua utilização em sala de aula, e que na maioria das vezes as TICs são utilizadas para exibição de conteúdo ou pesquisa, os estudantes expressam também que com o uso das TICs conseguem aprender mais. As TICs são ferramentas tecnológicas com um potencial enorme no âmbito da educação os pontos positivos da sua utilização em sala são inúmeros, possibilitando ao aluno ser mais ativo na busca pelo seu conhecimento e ao professor atuar como mediador do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleO uso das TICs como ferramentas metodológicas em uma escola de ensino médio na cidade de Picuí-PBpt_BR
dc.date.issued2019-07-04-
dc.description.abstractScience and Technology are ways man has found to evolve and chart his future. Thus, with constant advances in the areas of technology and science, our society has undergone changes to the time in all possible sectors, especially in the field that deals with access to knowledge, increasingly new technologies prove effective when it comes to of receiving and sharing information example, ICTs (Information and Communication Technologies) that can play an important role in education. This work aimed to investigate students' views on the use of ICTs in Biology classes at a state school in the city of Picuí-PB, verifying if students have knowledge about ICTs and their importance, investigating the frequency with which ICTs are used by students and teachers, to analyze whether ICTs significantly aid student learning. The research had a quantitative character, and the questionnaire was used as instrument of data collection. The research was carried out from June 2018 to June 2019. Data were analyzed through the Bardin content analysis. Some of the results show that most students are knowledgeable about ICTs and attach great importance to their use in the classroom, and that most of the times ICTs are used to display content or research, students also express that with the use of ICTs can learn more. ICTs are technological tools with enormous potential in education. The positive aspects of its use in the classroom are numerous, enabling students to be more active in their search for knowledge and to act as mediator of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8325-
dc.date.accessioned2019-10-22T12:33:59Z-
dc.date.available2019-10-22-
dc.date.available2019-10-22T12:33:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectInformationpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectInformación-
dc.subjectEnseñanza de la biología-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Damião Angelo dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of ICTs as methodological tools in a high school in the city of Picuí-PB.pt_BR
dc.title.alternativeEl uso de las TIC como herramientas metodológicas en una escuela secundaria de la ciudad de Picuí-PB.-
dc.identifier.citationSILVA, Damião Angelo dos Santos. O uso das TICs como ferramentas metodológicas em uma escola de ensino médio na cidade de Picuí-PB. 2019. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenLa Ciencia y la Tecnología son caminos que el hombre ha encontrado para evolucionar y perfilar su futuro. Así, con los constantes avances en las áreas de la tecnología y la ciencia, nuestra sociedad ha ido experimentando cambios a lo largo del tiempo en todos los sectores posibles, especialmente en el campo que se ocupa del acceso al conocimiento, las nuevas tecnologías son cada vez más efectivas cuando se trata de recibir y compartir información. , por ejemplo, las TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación) que pueden jugar un papel importante en la educación. Este trabajo buscó investigar la visión de los estudiantes sobre el uso de las TIC en las clases de Biología en una escuela pública en la ciudad de Picuí-PB, verificando si los estudiantes tienen conocimiento sobre las TIC y su importancia, investigando la frecuencia con la que se utilizan las TIC. estudiantes y docentes, para analizar si las TIC ayudan significativamente al aprendizaje de los estudiantes. La investigación tuvo un carácter cuantitativo y cualitativo, y se utilizó el cuestionario como instrumento de recolección de datos. La encuesta se realizó entre junio de 2018 y junio de 2019. Los datos se analizaron mediante el análisis de contenido de Bardin. Algunos de los resultados muestran que la mayoría de los estudiantes tienen conocimiento sobre las TIC y le dan mucha importancia a su uso en el salón de clases, y que la mayoría de las veces las TIC se utilizan para mostrar contenidos o investigar, los estudiantes también expresan que con el uso de las TIC se puede aprender más. . Las TIC son herramientas tecnológicas con un enorme potencial en el campo de la educación.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAMIÃO ANGELO DOS SANTOS SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfDamião Angelo dos Santos Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2019505.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.