Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0154148729134023pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Kiriaki Nurit.-
dc.contributor.advisor1IDNurit-Silva K.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4749322211386675pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor-co1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.contributor.referee2SILVA, Ana Maria da.-
dc.contributor.referee3SOUSA, Valdeci Fontes de.-
dc.description.resumoA relação do homem com as plantas ocorre desde a origem do gênero homo, embora, na atualidade, nota-se um distanciamento do homem com a natureza, o que reflete no interesse ao estudo com as plantas. Diante desta realidade, despertar o interesse dos alunos tem se tornado um desafio no ensino de botânica, e para superar esse desinteresse uma das alternativas seria possibilitar a contextualização dos conhecimentos botânicos à realidade dos alunos. Mediante o exposto, este trabalho tem como objetivo executar e analisar uma sequência didática no ensino de botânica com alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonseca, localizada em Cuité-PB, com o intuito de proporcionar uma maior aproximação do conteúdo a realidade dos mesmos, despertando o interesse sobre o conhecimento de plantas. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, cuja execução ocorreu em cinco etapas: 1) Aproximação do conhecimento, através da aplicação de questionários semiestruturados; 2) Apresentação de alguns conceitos, a partir de aula expositivo-dialogada; 3) Aplicação dos conceitos, com visita ao projeto de Produção e Plantio de mudas de Árvores Nativas da Caatinga, na UFCG-CES; 4) Exercícios de fixação, através da produção de cartazes; 5) Avaliação da aprendizagem, através de produção textual. Durante a aplicação da sequência didática, foi visível o distanciamento dos alunos com as plantas, embora os mesmos tenham participado de forma ativa e demonstraram interesse nas atividades desenvolvidas. Ao fim da sequência, foi possível observar a mudança de percepção e narrativa dos alunos em relação ao conhecimento sobre as plantas, pois em seus discursos passaram a citar formas de utilização, importância em várias áreas, com destaque a importância ambiental em detrimento as demais. Dessa maneira, acredita-se que o planejamento e organização das atividades possibilitou uma interligação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos aprendidos. Acredita-se que o ensino de botânica necessita de uma revisão constante, das estratégias metodológicas utilizadas, com a inserção de atividades que ampliem este ensino visando realizar uma contextualização dos conteúdos, ou seja, proporcionar uma maior aproximação deste com a realidade do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titlePercepção de alunos do ensino fundamental com relação ao conhecimento e importância das plantas.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThe relationship of humanity with plants occurs from the origin of the genus homo, although, nowadays, there is distancing of man with nature, witch reflects in the interest to study with plants. In the face of that reality, to awaken the interest has become one challenge in teaching botany, and to overcome this disinterest one of the alternatives would be to enable contextualization of botanical knowledge to students reality. Through the exposed, this work has as its objective perform and analyze a didactic sequence in the teaching of botany with students of the 8th year of elementary school of Municipal School of Basic Education Elça Carvalho da Fonseca, with location in Cuité- PB, in order to provide a greater approximation from the content to their reality, awakening the interest about the knowledge of plants. A qualitative approach study was carried out, whose execution occurred in five stages: 1) Approximation of knowledge, through the application of semi-structured questionnaires; 2) Presentation of some concepts, from an expository-dialogue class; 3) Application of the concepts, with a visit to the Project of Production and Planting of Native Caatinga Trees, at UFCG-CES; 4) Exercising fixation, through the production of posters; 5) Evaluation of learning, through textual production. During the application of the didactic sequence, the distancing of students was visible with the plants, although they participated actively and have shown interest in the activities developed. At the end of the sequence, it was possible to observe the change of perception and students narrative regarding plant knowledge, because in their speeches they began to cite ways of using, importance in several areas, with emphasis on environmental importance to the detriment of others. Thus, it is believed that the planning and organization of the activities enabled an interconnection between the previous knowledge of the students and the knowledge learned. It is believed that the teaching of botany needs constant revision, of the methodological strategies used, with the insertion of activities that amplify this teaching aiming at contextualizing the contents, that is, to bring it closer to the reality of the student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8341-
dc.date.accessioned2019-10-22T15:07:47Z-
dc.date.available2019-10-22-
dc.date.available2019-10-22T15:07:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectTeaching botanypt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la botánica-
dc.subjectSecuencia didáctica-
dc.subjectContextualización-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Elana da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerception of elementary school students regarding the knowledge and importance of plants.pt_BR
dc.title.alternativePercepción de estudiantes de primaria sobre el conocimiento y la importancia de las plantas.-
dc.identifier.citationSANTOS, Elana da Silva. Percepção de alunos do ensino fundamental com relação ao conhecimento e importância das plantas. 2019. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenLa relación del hombre con las plantas se da desde el origen del género homo, aunque, en la actualidad, existe una distancia entre el hombre y la naturaleza, lo que refleja el interés por estudiar las plantas. Ante esta realidad, despertar el interés de los estudiantes se ha convertido en un desafío en la enseñanza de la botánica, y para superar este desinterés, una de las alternativas sería posibilitar la contextualización del conocimiento botánico a la realidad de los estudiantes. Con base en lo anterior, este trabajo tiene como objetivo ejecutar y analizar una secuencia didáctica en la enseñanza de la botánica con estudiantes del 8º año de la escuela primaria en la Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonseca, ubicada en Cuité-PB, con el fin de proporcionar a acercar el contenido a su realidad, despertando el interés por el conocimiento de las plantas. Se realizó un estudio con enfoque cualitativo, cuya ejecución se dio en cinco etapas: 1) Aproximación de conocimientos, mediante la aplicación de cuestionarios semiestructurados; 2) Presentación de algunos conceptos, a partir de una clase expositiva-dialogada; 3) Aplicación de conceptos, con visita al proyecto de Producción y Siembra de mudas de Árboles Nativos de la Caatinga, en la UFCG-CES; 4) Ejercicios de fijación, a través de la producción de carteles; 5) Evaluación del aprendizaje, a través de la producción textual. Durante la aplicación de la secuencia didáctica se hizo visible el distanciamiento de los estudiantes con las plantas, aunque participaron activamente y mostraron interés en las actividades desarrolladas. Al final de la secuencia, fue posible observar el cambio de percepción y narrativa de los estudiantes en relación al conocimiento sobre las plantas, pues en sus discursos comenzaron a citar formas de uso, importancia en varias áreas, con énfasis en la importancia ambiental en detrimento de los demás. De esta forma, se cree que la planificación y organización de actividades posibilitaron una interconexión entre los conocimientos previos de los estudiantes y los conocimientos aprendidos. Se cree que la enseñanza de la botánica necesita una revisión constante de las estrategias metodológicas utilizadas, con la inclusión de actividades que amplíen esta enseñanza con el fin de contextualizar los contenidos, es decir, brindar un acercamiento más cercano a la realidad del alumno.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELANA DA SILVA SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2019.pdfElana da Silva Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20192.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.