Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8354
Title: A educação ambiental voltada para o uso racional da água na escola: diagnostico e intervenção.
Other Titles: Environmental education focused on the rational use of water at school: diagnosis and intervention.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Francisco Sandro Formiga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
Keywords: Consumo de água;Educação ambiental - uso de água;Água - uso racional;Equipamentos economizadores - uso da água;Water consumption;Environmental Education - Water Use;Water - rational use;Equipamentos economizadores - uso da água
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Francisco Sandro Formiga. A educação ambiental voltada para o uso racional da água na escola: diagnostico e intervenção. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz, na cidade de São João do Rio do Peixe - PB com o objetivo de atuar na educação ambiental, focada no uso consciente da água por meio de ações tecnológicas e medidas de conscientização dos usuários, incentivando o uso racional tomando como aportes teóricos, ONU (2006), PNUMA (2016), ANA et al. (2005), dentre outros. Entre os procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa do perfil de consumo de água, uma ação de conscientização entre os alunos, pessoal administrativo e de serviços da escola e um trabalho de implantação de redutores de vazão nas torneiras e chuveiros. Para a pesquisa de consumo de água, utilizou-se um dispositivo eletrônico dotado de sensor ultrassônico que periodicamente monitorava a altura do nível de água no reservatório da escola e registrava a informação em um computador. Os resultados obtidos através deste trabalho mostraram que a utilização desse equipamento reduziu em 25,5% o consumo de água, correspondente a 578 litros/dia.
Abstract: This work was developed at the State Elementary School and Middle Colonel Jacob William Frantz in the city of São João do Rio do Peixe - PB in order to work in environmental education, focused on the conscious use of water through technological actions and awareness measures for users, encouraging the rational use taking as theoretical contributions, UN (2006), UNEP (2016), ANA et al. (2005), among others. Among the methodological procedures was carried out a survey of water consumption profile, an action of awareness among students, administrative staff and school services and a deployment work flow reducers on taps and showers. For the survey of water consumption, we used an electronic device equipped with ultrasonic sensor to periodically monitoring the water level height in the school tank and recorded the information on a computer. The results obtained from this study showed that the use of such equipment decreased by 25.5% the consumption of water corresponding to 578 liters / day.
Keywords: Consumo de água
Educação ambiental - uso de água
Água - uso racional
Equipamentos economizadores - uso da água
Water consumption
Environmental Education - Water Use
Water - rational use
Equipamentos economizadores - uso da água
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8354
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO SANDRO FORMIGA PEREIRA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2016.pdfFrancisco Sandro Formiga Pereira. TCC. Licenciatura em Química.2016. 2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.