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Title: Materiais didáticos de manipulação: uma experiência com alunos com síndrome de Down no ensino de adição.
Other Titles: Manipulation teaching materials: an experience with Down syndrome students in addition teaching.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRITO, Leonardo Lira de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SANTOS, Jaqueline Lixandrão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Fabiola da Cruz.
Keywords: Educação Especial;Educação Matemática Inclusiva;Síndrome de Down;Adição;Materiais manipuláveis;Special education;Inclusive Mathematics Education;Down's Syndrome;Addition;Manipulable Materials
Issue Date: 27-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira. Materiais didáticos de manipulação: uma experiência com alunos com síndrome de Down no ensino de adição. 2019. 88 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de atividades que envolvem o uso dos materiais manipuláveis com estudantes com Síndrome de Down. Fundamentamos este estudo em pesquisas de Vale (2011), Lorenzato (2006), o Currículo Nacional do Ensino Básico (BRASIL, 2001) entre outros que abordam a importância dos materiais manipuláveis na matemática e na Educação Inclusiva. Fundamentamos também em Constituições e leis como: Declaração da Salamanca (1994), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2010), Concelho Nacional de Justiça (1989) dentre outras, que defendem e discutem a Educação inclusiva, Educação Matemática Inclusiva e a Síndrome de Down. O trabalho foi constituído na modalidade de pesquisa qualitativa, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu em uma Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), localizada na Microrregião do Cariri do Estado da Paraíba. O estudo foi desenvolvido com 5 alunos com Síndrome de Down, todos com comprovação de laudo médico. O nível de escolaridade desses alunos era de 4° ano do ensino fundamental. Escolhemos trabalhar com materiais manipulativos, porque vários autores trazem diferentes concepções sobre a importância de ensinar matemática usando estes materiais. Percebemos que no decorrer da pesquisa foi um excelente recurso didático para se trabalhar com pessoas com deficiência e em especial estudantes com Síndrome de Down. Discutimos ainda neste trabalho, uma nova proposta usando materiais manipulativos no ensino de adição na Educação Matemática Inclusiva para a aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down, ou seja, proporcionando atividades matemáticas para que esses estudantes desenvolvam conceitos sobre soma. Durante a aplicação das atividades foi possível perceber dificuldades e lacunas nos desenvolvimentos dos alunos no conceito de adição devido os mesmos não conhecerem esta operação e também pela dificuldade da sequência e associação numérica que apresentaram durante as aplicações das atividades. Mas, foi perceptível observar que os materiais manipulativos são de grande importância na educação desses alunos, pois depois da sua utilização na primeira aplicação da atividade, pode-se notar através de gestos e palavras dos próprios alunos o desenvolvimento dos mesmos em relação ao conceito de soma, pois, mostraram na segunda atividade um desempenho produtivo tanto na soma, quanto a sequência e na representação dos números.
Abstract: The present research aims to analyze the contributions of activities that involve the use of manipulable materials with students with Down’s Syndrome. We base this study on researches by Vale (2011), Lorenzato (2006), the National Curriculum of Basic Education (BRASIL, 2001) and others that address the importance of manipulable materials in Mathematics and Inclusive Education. We are also based on Constitutions and laws such as: Declaration of Salamanca (1994), National Curricular Parameters (1998), Law on Guidelines and Bases of National Education (2010), National Council of Justice (1989) among others, who defend and discuss Education Inclusive Mathematics Education and Down’s Syndrome. The research was carried out in a qualitative research modality. The research was carried out in an Association of Exceptional Parents and Friends (APAE), located in the Cariri Microregion of the State of Paraíba. The study was developed with 5 students with Down’s Syndrome, all of them with a medical certificate. The level of education of these students was of 4th year of elementary school. We chose to work with manipulative materials because several authors bring different conceptions about the importance of teaching mathematics using these materials. We realized that in the course of the research was an excellent didactic resource to work with people with disabilities and especially students with Down’s Syndrome. In this paper, we discuss a new proposal using manipulative materials in addition teaching in Inclusive Mathematics Education for the students' learning with Down’s Syndrome, that is, providing mathematical activities for students to develop concepts about soma. During the application of the activities it was possible to perceive difficulties and gaps in the students' development in the concept of addition because they did not know this operation and also because of the difficulty of the sequence and numerical association that they presented during the applications of the activities. But it was noticeable to observe that manipulative materials are of great importance in the education of these students, because after their use in the first application of the activity, it can be noticed through gestures and words of the students themselves the development of them in relation to the concept of sum, therefore, showed in the second activity a productive performance in both the sum, the sequence and the representation of numbers.
Keywords: Educação Especial
Educação Matemática Inclusiva
Síndrome de Down
Adição
Materiais manipuláveis
Special education
Inclusive Mathematics Education
Down's Syndrome
Addition
Manipulable Materials
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Especial
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8377
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática

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