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dc.creator.IDSILVA, J. N. M. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9788008563448998pt_BR
dc.contributor.advisor1BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.contributor.advisor1IDBRITO, L. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696932840476955pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Jaqueline Lixandrão.-
dc.contributor.advisor-co1IDSANTOS, J. A. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Fabiola da Cruz.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de atividades que envolvem o uso dos materiais manipuláveis com estudantes com Síndrome de Down. Fundamentamos este estudo em pesquisas de Vale (2011), Lorenzato (2006), o Currículo Nacional do Ensino Básico (BRASIL, 2001) entre outros que abordam a importância dos materiais manipuláveis na matemática e na Educação Inclusiva. Fundamentamos também em Constituições e leis como: Declaração da Salamanca (1994), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2010), Concelho Nacional de Justiça (1989) dentre outras, que defendem e discutem a Educação inclusiva, Educação Matemática Inclusiva e a Síndrome de Down. O trabalho foi constituído na modalidade de pesquisa qualitativa, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu em uma Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), localizada na Microrregião do Cariri do Estado da Paraíba. O estudo foi desenvolvido com 5 alunos com Síndrome de Down, todos com comprovação de laudo médico. O nível de escolaridade desses alunos era de 4° ano do ensino fundamental. Escolhemos trabalhar com materiais manipulativos, porque vários autores trazem diferentes concepções sobre a importância de ensinar matemática usando estes materiais. Percebemos que no decorrer da pesquisa foi um excelente recurso didático para se trabalhar com pessoas com deficiência e em especial estudantes com Síndrome de Down. Discutimos ainda neste trabalho, uma nova proposta usando materiais manipulativos no ensino de adição na Educação Matemática Inclusiva para a aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down, ou seja, proporcionando atividades matemáticas para que esses estudantes desenvolvam conceitos sobre soma. Durante a aplicação das atividades foi possível perceber dificuldades e lacunas nos desenvolvimentos dos alunos no conceito de adição devido os mesmos não conhecerem esta operação e também pela dificuldade da sequência e associação numérica que apresentaram durante as aplicações das atividades. Mas, foi perceptível observar que os materiais manipulativos são de grande importância na educação desses alunos, pois depois da sua utilização na primeira aplicação da atividade, pode-se notar através de gestos e palavras dos próprios alunos o desenvolvimento dos mesmos em relação ao conceito de soma, pois, mostraram na segunda atividade um desempenho produtivo tanto na soma, quanto a sequência e na representação dos números.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
dc.titleMateriais didáticos de manipulação: uma experiência com alunos com síndrome de Down no ensino de adição.pt_BR
dc.date.issued2019-06-27-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the contributions of activities that involve the use of manipulable materials with students with Down’s Syndrome. We base this study on researches by Vale (2011), Lorenzato (2006), the National Curriculum of Basic Education (BRASIL, 2001) and others that address the importance of manipulable materials in Mathematics and Inclusive Education. We are also based on Constitutions and laws such as: Declaration of Salamanca (1994), National Curricular Parameters (1998), Law on Guidelines and Bases of National Education (2010), National Council of Justice (1989) among others, who defend and discuss Education Inclusive Mathematics Education and Down’s Syndrome. The research was carried out in a qualitative research modality. The research was carried out in an Association of Exceptional Parents and Friends (APAE), located in the Cariri Microregion of the State of Paraíba. The study was developed with 5 students with Down’s Syndrome, all of them with a medical certificate. The level of education of these students was of 4th year of elementary school. We chose to work with manipulative materials because several authors bring different conceptions about the importance of teaching mathematics using these materials. We realized that in the course of the research was an excellent didactic resource to work with people with disabilities and especially students with Down’s Syndrome. In this paper, we discuss a new proposal using manipulative materials in addition teaching in Inclusive Mathematics Education for the students' learning with Down’s Syndrome, that is, providing mathematical activities for students to develop concepts about soma. During the application of the activities it was possible to perceive difficulties and gaps in the students' development in the concept of addition because they did not know this operation and also because of the difficulty of the sequence and numerical association that they presented during the applications of the activities. But it was noticeable to observe that manipulative materials are of great importance in the education of these students, because after their use in the first application of the activity, it can be noticed through gestures and words of the students themselves the development of them in relation to the concept of sum, therefore, showed in the second activity a productive performance in both the sum, the sequence and the representation of numbers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8377-
dc.date.accessioned2019-10-23T09:43:50Z-
dc.date.available2019-10-23-
dc.date.available2019-10-23T09:43:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Matemática Inclusivapt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAdiçãopt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectDown's Syndromept_BR
dc.subjectAdditionpt_BR
dc.subjectManipulable Materialspt_BR
dc.subjectEducación especial-
dc.subjectEducación Matemática inclusivo-
dc.subjectSíndrome de abajo-
dc.subjectSuma-
dc.subjectMateriales manipulables-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManipulation teaching materials: an experience with Down syndrome students in addition teaching.pt_BR
dc.title.alternativeManejo de materiales didácticos: una experiencia con estudiantes con síndrome de Down en la enseñanza de la adición.-
dc.identifier.citationSILVA, Judcely Nytyeska de Macêdo Oliveira. Materiais didáticos de manipulação: uma experiência com alunos com síndrome de Down no ensino de adição. 2019. 88 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenLa presente investigación tiene como objetivo analizar las contribuciones de las actividades que involucran el uso de materiales manipulativos con estudiantes con Síndrome de Down. Basamos este estudio en investigaciones de Vale (2011), Lorenzato (2006), el Currículo Nacional de Educación Básica (BRASIL, 2001) entre otros que abordan la importancia de los materiales manipulativos en matemáticas y Educación Inclusiva. Nos basamos también en Constituciones y leyes como: Declaración de Salamanca (1994), Parámetros Curriculares Nacionales (1998), Ley de Bases y Lineamientos de la Educación Nacional (2010), Consejo Nacional de Justicia (1989) entre otras, que defienden y discuten la Educación inclusiva. educación, Educación Matemática Inclusiva y Síndrome de Down. El trabajo se constituyó en forma de investigación cualitativa, el desarrollo de la investigación tuvo lugar en una Asociación de Padres y Amigos Excepcionales (APAE), ubicada en la Microrregión Cariri del Estado de Paraíba. El estudio se desarrolló con 5 estudiantes con Síndrome de Down, todos con constancia de informe médico. El nivel de escolaridad de estos estudiantes era el 4to año de la escuela primaria. Optamos por trabajar con materiales manipulativos, debido a que diferentes autores aportan diferentes concepciones acerca de la importancia de la enseñanza de las matemáticas utilizando estos materiales. Nos dimos cuenta que en el transcurso de la investigación era un excelente recurso didáctico para trabajar con personas con discapacidad y en especial estudiantes con Síndrome de Down. También discutimos en este trabajo, una nueva propuesta utilizando materiales manipulativos en la enseñanza de la suma en Educación Matemática Inclusiva para el aprendizaje de estudiantes con Síndrome de Down, es decir, brindando actividades matemáticas para que estos estudiantes desarrollen conceptos sobre la suma. Durante la aplicación de las actividades se pudo percibir dificultades y lagunas en el desarrollo de los estudiantes en el concepto de suma debido a que desconocían esta operación y también por la dificultad de la secuencia y asociación numérica que presentaron durante la aplicación. de las actividades Pero, fue notorio observar que los materiales manipulativos son de gran importancia en la educación de estos estudiantes, pues luego de su uso en la primera aplicación de la actividad, se puede notar a través de los gestos y palabras de los propios estudiantes, el desarrollo del mismo en relación al concepto de soma, por tanto, mostraron en la segunda actividad un desempeño productivo tanto en la suma, como en la secuencia y en la representación de los números.-
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