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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3347898369231680pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.-
dc.contributor.advisor1IDCampos, Livia M. R. Sampaiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ANDRADE, Wilkerson de Lucena.-
dc.contributor.advisor-co1IDANDRADE, W. L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3697205933296303pt_BR
dc.contributor.referee1GUERRERO , Dalton Dario Serey.-
dc.contributor.referee2MATOS, Ecivaldo de Souza.-
dc.description.resumoNa atualidade, a competência de resolver problemas é substancial para o relacionamento do ser humano com o meio social, pois as diversas áreas englobam situações complexas a serem elucidadas. Ainda assim, acompanhar a dinâmica social é uma tarefa árdua que pode impossibilitar o avanço técnico e científico, sendo um desafio proporcionar aos estudantes condições que favoreçam a capacidade de resolução de problemas. Desse modo,é vislumbrado a incorporação de esforços que estimulem essas capacidades em estudantes desde a Educação Básica (EB), perspectiva que vem sendo reconhecida na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Nesse sentido, o Pensamento Computacional (PC) emerge como um processo de pensamento interdisciplinar englobando habilidades mentais que podem ajudar a compreensão e resolução de problemas. Pesquisas na área de Educação em Ciência da Computação (CC) investem na proposição metodológica de atividades voltadas ao estímulo do PC, na validação de instrumentos avaliativos, bem como na concepção de tecnologias que suportem a execução dessas atividades. A Robótica Educacional (RE) é uma dessas tecnologias que se destaca nos diferentes níveis educacionais por favorecer habilidades como: trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade; habilidades intimamente articuladas à ideia do PC. Não obstante, as iniciativas científicas, sobretudo na EB, não buscam observar o impacto que a RE proporciona no desenvolvimento de estudantes, evidenciando uma área que requer estudos fundamentados em investigação empírica. O objetivo geral deste trabalho é investigar o impacto que atividades com RE causam no desenvolvimento do PC e no aprendizado dos componentes curriculares da 1a série do EM. Buscamos responder às seguintes questões de pesquisas: (Q1) O uso da robótica na EB pode favorecer o desenvolvimento do PC? (Q2) O uso da robótica na EB pode favorecer o desempenho nos componentes curriculares? Para isso, realizamos um estudo do tipo pesquisa-intervenção com estudantes e professores da 1a Série do Ensino Médio de duas modalidades distintas da EB, analisando aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos indicam que a introdução da RE no EM pode favorecer estudantes no desenvolvimento das habilidades do PC e no aprendizado dos componentes curriculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica.pt_BR
dc.date.issued2019-07-09-
dc.description.abstractNowadays, the competence of solving problems is substantial for the relationship of human beings with the social environment, on this account the diverse areas encompass complex situations to be cleared up. Though, accompanying the social dynamic is a hard task which can make impossible the scientific and technical progress, being a challenge to provide the students conditions that favor the capacity of problem solving. Thus, we glimpse the insertion of efforts which stimulate these capacities in students since the Basic Education (BE), expectation that has been recognized in the proposal of the Common National Curricular Base (BNCC) of Brazil. In this sense, Computational Thinking (CT) emerges as an interdisciplinary a thought process encompassing mental abilities that can help the comprehension and problem-solving. Researches in the field of Education in Computer Science (CC) invest in methodological proposal of activities aimed to computer stimulation, in validating evaluating tools, as well as in the conception of technologies which support the execution of these activities. ER is one of these technologies that stands out in the different educational levels for favoring skills such as: team work, logical thinking and creativity; intimately articulated skills with the computer paradigm. Despite, scientific initiatives, mainly in BE, they don’t seek to observe the impact that RE has on student development, evidencing a field which requires studies based on empirical investigation. The main objective of this work is to investigate the ER activities impact on CT development and on learning of 1st grade High School grade curriculum components. We aimed to answer the following questions: (Q1) Can the use of Robotics in BE help in the CT development? (Q2) Can the use of Robotics favor in performance of curriculum components? For this, we accomplished a study of intervention research type with students and teachers from the 1st grade High School of two contrasting modalities of BE analysing quantitative and qualitative aspects. The results indicate that the introduction of ER can favor students in the development of CT skills and in the learning of High School curriculum components.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379-
dc.date.accessioned2019-10-23T09:53:30Z-
dc.date.available2019-10-23-
dc.date.available2019-10-23T09:53:30Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPensamento Computacional - Educaçãopt_BR
dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectComputational Thinking - Educationpt_BR
dc.subjectEducational Roboticspt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Isabelle Maria Lima de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplications of educational robotics for the development of computational thinking in the context of basic education.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, I. M. L. de. Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8379pt_BR
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ISABELLE MARIA LIMA DE SOUZA - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdf Isabelle Maria Lima de Souza - Dissertação PPGCC 20194.02 MBAdobe PDFView/Open


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