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dc.contributor.advisor1ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.-
dc.contributor.advisor1IDABRANTES, K. S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1933302185375710pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.-
dc.contributor.advisor-co1IDFREITAS, F. F. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2161207294452865pt_BR
dc.contributor.referee1PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.-
dc.description.resumoA motocicleta se destaca como meio de transporte mais citado dentre os acidentes de trânsito. Sendo que o índice de mortes de motociclistas apresenta tendência crescente, uma vez que os motociclistas estão mais expostos e assim mais vulneráveis pela própria estrutura física veicular, pois não há como se proteger de fortes impactos, o que aumenta o risco de ser arremessado e/ou atropelado. Objetivo: Analisar a morbidade hospitalar e a mortalidade por acidentes envolvendo motociclistas no Estado da Paraíba. Material e Método: Trata-se de um estudo ecológico, retrospectivo, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Onde foram utilizados dados secundários obtidos do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Sistema Único de Saúde (SIM/SUS), referentes aos acidentes de transporte com motociclista (diagnóstico principal na Classificação Internacional de Doenças (décima revisão) - CID-10 V20-V29), disponíveis no Departamento de Informática do SUS (DATASUS), durante os anos de 2012 a 2016. Os dados coletados foram analisados no programa Microsoft Office Excel 2010 para elaboração de tabelas e gráficos contendo o valor absoluto e percentual. Resultados e Discussão: Os dados de morbimortalidade evidenciaram que a quantidade de hospitalizações e óbitos aumentaram progressivamente na série histórica pesquisada, tendo concentração em João Pessoa e Campina Grande. Quanto às características das vítimas, observou-se que o sexo masculino, prevaleceu nas internações (84%) e óbitos (90%), fenômeno também visível na variável raça/cor, cuja prevalência da cor parda foi de 30% para morbidade e 82% para mortalidade. No aspecto do estado civil, “sem companheiro” apresentou significativa predominância na mortalidade com 45% do total de óbitos. A faixa etária, a de 20 a 59 anos apresentou prevalência de 79% na morbidade e 80% na mortalidade, ambas seguidas pela faixa etária de 10 a 19 anos. No que se refere à escolaridade a mortalidade predominou entre os que apresentaram de 4 a 7 anos de estudo. O principal local de ocorrência do óbito foi à via pública (46%) e o hospital, (45%). Os óbitos considerados como acidente de trabalho perfizeram apenas 1% do total, o que se contradiz com as evidências científicas, uma vez que o aumento do quantitativo de motocicletas circulando se deu em decorrência de serem utilizadas principalmente como instrumento de trabalho. Conclusão: O estudo dos acidentes motociclísticos no estado da Paraíba, provenientes de dados do SIM/SUS e SIH/SUS forneceu um panorama geral de um evidente problema de saúde pública, podendo incitar inclusive a formulação de políticas públicas de combate a morbimortalidade por causas externas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleAcidentes de transporte com motociclista: análise dos dados de morbidade hospitalar e mortalidade no estado da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2018-12-12-
dc.description.abstractThe motorcycle stands out as the most cited means of transportation among traffic accidents. Since motorcyclists' death rates are increasing, as motorcyclists are more exposed and thus more vulnerable by their physical structure, as there is no way to protect themselves from strong impacts, which increases the risk of being thrown and / or run over. Objective: To analasy the hospital morbidity and mortality due to accidents involving motorcyclists in the State of Paraíba. Material and Method: This is a retrospective ecological study of a descriptive nature, with a quantitative approach. Where secondary data were obtained from the Hospital Information System of the Unified Health System (SIH / SUS) and the Mortality Information System of the Unified Health System (SIM / SUS), referring to motorcycle accident (ICD-10 V20-V29), available at the Department of Informatics of SUS (DATASUS), during the years 2012 to 2016. The data collected were analyzed in the Microsoft Office Excel 2010 program for the elaboration of tables and graphs containing the absolute value and percentage. Results and Discussion: The morbidity and mortality data showed that the number of hospitalizations and deaths increased progressively in the historical series surveyed, with a concentration in João Pessoa and Campina Grande. Regarding the characteristics of the victims, it was observed that male patients prevailed in hospitalizations (84%) and deaths (90%), a phenomenon also visible in the race/color variable, whose prevalence was 30% for morbidity and 82 % for mortality. In the civil status aspect, "without partner" showed a significant predominance in mortality with 45% of total deaths. The age range, from 20 to 59 years old, presented a prevalence of 79% in morbidity and 80% in mortality, both followed by the age group of 10 to 19 years. Regarding schooling, mortality predominated among those with 4-7 years of schooling. The main place of death was the public road (46%) and the hospital, (45%). Deaths considered as an accident at work accounted for only 1% of the total, which contradicts the scientific evidence, since the increase in the number of circulating motorcycles occurred as a result of being used mainly as a work tool.Conclusion: The study of motorcycle accidents in the state of Paraíba, from data from SIM / SUS and SIH / SUS provided an overview of an evident public health problem, and may even incite the formulation of public policies to combat morbidity and mortality from external causes .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8408-
dc.date.accessioned2019-10-23T14:40:29Z-
dc.date.available2019-10-23-
dc.date.available2019-10-23T14:40:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectMotocicletapt_BR
dc.subjectMorbidadept_BR
dc.subjectMortalidadept_BR
dc.subjectCausas externaspt_BR
dc.subjectSistemas de informação em saúdept_BR
dc.subjectTraffic-accidentspt_BR
dc.subjectMotorcyclept_BR
dc.subjectMorbiditypt_BR
dc.subjectMortalitypt_BR
dc.subjectExternal causespt_BR
dc.subjectHealth Information Systemspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Elaine Cristina Tomás da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMotorcycle transport accidents: analysis of hospital morbidity and mortality data in the state of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Elaine Cristina Tomás da. Acidentes de transporte com motociclista: análise dos dados de morbidade hospitalar e mortalidade no estado da Paraíba. 2018. 65f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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