Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8417
Title: Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
Other Titles: Educational interventions as a possibility of prevention of depression in the elderly.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Jovelina Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Marcelo Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Rafaela Rolim de.
Keywords: Depressão em idosos;Educação em saúde;Saúde mental;Prevenção;Depression in the elderly;Health education;Mental health;Prevention
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Jovelina Fernandes dos. Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos. 2018. 74f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de envelhecimento traz consigo muitas modificações e transformações para a vida do indivíduo, as quais podem comprometer a saúde mental do idoso, o que lhe deixa com pensamentos e sentimentos de impotência para consigo, ocasionando, por vezes, o surgimento da depressão. O estudo objetivou promover o empoderamento de idosos acerca da prevenção da depressão por meio de intervenções educativas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com idosos residentes no Condomínio Cidade Madura localizado no município de Cajazeiras, Paraíba. O desenvolvimento da pesquisa se deu em quatro etapas as quais consistiram em diagnóstico situacional, planejamento de intervenções, implementação e avaliação, além do uso do método do Discurso do Sujeito Coletivo para análise das entrevistas semiestruturadas. A pesquisa teve início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.890.996. A analise inicial para a realização do diagnóstico situacional identificou lacunas nos saberes do idoso sobre a depressão, os mesmos relataram ter vivenciado a doença, expressaram que os conflitos familiares, as dificuldades nas relações intergeracionais e o isolamento social são os principais fatores que podem levar ao adoecimento mental. Assim foi possível realizar o planejamento e a execução de dois encontros de intervenções educativas por meio de metodologias ativas e de dinâmicas, utilizando uma abordagem lúdica em todo os encontros. Estas ações proporcionam a participação ativa dos idosos na construção de novos saberes, abrindo espaços para reflexão aos idosos acerca da prevenção da depressão. No discurso dos participantes referente à avaliação das atividades educativas, pode-se observar a melhor compreensão dos idosos sobre a depressão e as possíveis formas de prevenção e tratamento. Dessa forma, a pesquisa-ação atua como instrumento de empoderamento, e por intermédio da educação em saúde transforma a realidade do idoso.
Abstract: The process of aging brings with it many modifications and transformations to the individual's life, which can compromise the mental health of the elderly, which leaves him with thoughts and feelings of impotence towards himself, occasionally the onset of depression. The study aimed to promote the empowerment of the elderly about the prevention of depression through educational interventions. This is a descriptive research, qualitative approach of the research- action type, carried out with elderly residents of the condominium housing City mature located in the municipality of Cajazeiras, Paraiba. The research developed in four stages, which consisted of situational diagnosis, intervention planning, implementation and evaluation, as well as the use of the Collective Subject Discourse method to analyze semi- structured interviews. The research began after the approval of the project by the Research Ethics Committee under opinion nº 2.890.996. The initial analysis for the situational diagnosis identified gaps in the knowledge of the elderly about depression, they reported having experienced the disease, expressed that family conflicts, difficulties in intergenerational relations and social isolation are the main factors that can lead to mental illness. Thus it was possible to carry out the planning and execution of two meetings of educational interventions through active methodologies and dynamics, using a playful approach throughout the meetings. These actions provide the active participation of the elderly in the construction of new knowledge, opening spaces for reflection on the elderly about the prevention of depression. In the participants' discourse regarding the evaluation of educational activities, one can observe the better understanding of the elderly about depression and possible forms of prevention and treatment. In this way, action research acts as an instrument of empowerment, and through health education to transform the reality of the elderly.
Keywords: Depressão em idosos
Educação em saúde
Saúde mental
Prevenção
Depression in the elderly
Health education
Mental health
Prevention
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8417
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOVELINA FERNANDES DOS SANTOS. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2018.pdfJovelina Fernandes dos Santos. Monografia Enfermagem. CFP 2018.1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.