Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8189101575064953pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. P. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724917853774709pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.-
dc.contributor.referee2FREITAS, José Carlos de Paula.-
dc.description.resumoO presente trabalho relata o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inseridas no ambiente escolar, com o intuito de estudar como essas tecnologias estão sendo trabalhadas no ensino de química. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi investigar a importância das TICs no ensino, sugerindo aos professores aplicativos para efetivar o uso dos tablets nas aulas de Química do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos situada na cidade de Cuité-PB. Para isto, foi realizada uma pesquisa através de questionários aplicados para os professores e alunos e após sua análise, através de uma apresentação foi demonstrado para ambos como os aplicativos inseridos nos tablets podem ser utilizados no ensino de química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleTecnologia da informação e comunicação: análise e proposta do uso dos tablets no ensino de química.pt_BR
dc.date.issued2015-02-
dc.description.abstractThis paper reports the use of Information and Communication Technologies (ICTs), in the school environment in order to study how these technologies are being worked in teaching chemistry. Thus, the objective of this study was to investigate the importance of ICTs in education, suggesting applications to teachers to make effective use of tablets in high school chemistry class, the State Preparatory High School Orlando Venâncio dos Santos in the city of Cuité-PB. For this a survey was conducted through questionnaires for teachers and students and after being analyzed, through a presentation has been shown for both applications such as placed on tablets can be used in teaching chemistry.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8420-
dc.date.accessioned2019-10-23T16:43:13Z-
dc.date.available2019-10-23-
dc.date.available2019-10-23T16:43:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectTablets - ensino - químicapt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectInformationpt_BR
dc.subjectTablets - Teaching - Chemistrypt_BR
dc.subjectTecnología de la información y la comunicaciónpt_BR
dc.subjectInformaciónpt_BR
dc.subjectTabletas - Enseñanza - Químicapt_BR
dc.subjectTecnología de la información y la comunicación-
dc.subjectInformación-
dc.subjectTabletas - didáctica - química-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, José Ricardo da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technology: analysis and proposal of the use of tablets in chemistry teaching.pt_BR
dc.title.alternativeTecnologías de la información y la comunicación: análisis y propuesta del uso de tabletas en la enseñanza de la química.-
dc.identifier.citationLIMA, José Ricardo da Costa. Tecnologia da informação e comunicação: análise e proposta do uso dos tablets no ensino de química. 2015. 111 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo relata el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), insertas en el ámbito escolar, con el fin de estudiar cómo estas tecnologías están siendo trabajadas en la enseñanza de la química. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo fue investigar la importancia de las TIC en la enseñanza, sugiriendo aplicaciones a los profesores para el uso de tabletas en las clases de Química de la escuela secundaria en la Escuela Secundaria Estadual Orlando Venâncio dos Santos ubicada en la ciudad de Cuité - PB Para ello, se realizó una encuesta a través de cuestionarios aplicados a docentes y estudiantes y luego de su análisis, a través de una presentación se demostró a ambos cómo las aplicaciones insertadas en las tabletas pueden ser utilizadas en la enseñanza de la química.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RICARDO DA COSTA LIMA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2015.pdf José Ricardo da Costa Lima - Licenciatura em Química CES 20153.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.