Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8427
Title: Cana-de-açúcar como tema gerador no ensino de química.
Other Titles: Sugar cane as a generator theme in chemistry teaching.
La caña de azúcar como tema generador en la enseñanza de la química.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Aline dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
Keywords: Interdisciplinaridade;Educação Ambiental;Contextualização;Sustentabilidade;Interdisciplinarity;Contextualization;Environmental Education;Sustainability;Interdisciplinario;Educación;Contextualización;Sustentabilidad
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Aline dos Santos. Cana-de-açúcar como tema gerador no ensino de química. 2015. 118 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização de temas cotidianos tem se tornado comum frente às propostas educativas para o ensino de ciências com o intuito de dar mais significado aos conceitos vistos na rotina escolar, relacionando-os a uma temática frequente na realidade dos alunos. Além disso, o uso destes temas permite uma abordagem contextualizada dos conhecimentos e sua complexidade é superada pela contribuição das demais áreas de saberes inserindo, pois, a interdisciplinaridade. Logo, através desta perspectiva, compreende-se que o ensino de Química deve ir além das memorizações e aplicações nas provas, e tornar-se para os alunos um meio de obter uma melhor percepção de mundo, contribuindo para o desenvolvimento do caráter crítico, abrangendo os aspectos culturais, humanísticos e éticos. Nesse sentido, esta pesquisa direcionou-se à utilização de instrumentos como ferramentas facilitadoras para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos num âmbito contextualizado, interdisciplinar, ambiental e sustentável através do tema cana-de-açúcar. O projeto foi destinado a trinta e cinco alunos de uma turma do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Nova Floresta – PB e desenvolveu-se por meio da utilização de atividades diversificadas como aulas expositivas, atividades em grupo, confecção e apresentação de painéis, aulas experimentais, produções textuais, produções audiovisuais, produção teatral, discussões após cada atividade realizada e leituras de textos. Todas estas atividades foram apresentadas pelos alunos à comunidade escolar durante a culminância do projeto. Foram aplicados questionários ao início e ao final da pesquisa e verificou-se, por meio destes e das observações realizadas, que o trabalho alcançou os objetivos esperados e contribuiu para o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos propostos, uma vez que houve uma melhoria no rendimento quantitativo, mas principalmente, qualitativo dos alunos. As atividades utilizadas promoveram maior interação e participação dos alunos, o que tornou o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e motivador auxiliando, ainda, para elevar o interesse dos discentes pela química.
Abstract: The use of everyday topics has become common front to the educational proposals for the teaching of science in order to give more meaning to the concepts seen in the school routine, relating them to a common theme in the reality of students. In addition, the use of these themes enables a contextualized approach to knowledge and its complexity is overcome by the contribution of other areas of knowledge entering therefore interdisciplinary. Thus, through this perspective, it is understood that the chemistry education should go beyond the presets and applications on the evidence, and make up to the students a way to get a better perception of the world, contributing to the development of critical character, covering cultural, humanistic and ethical aspects. In this sense, this research is directed to the use of instruments as enabling tools for the development of cognitive skills of the students in a context contextualized, interdisciplinary, environmental and sustainable through the theme sugarcane. The project was intended to thirty-five students in a class of 3rd high school year in a public school in the city of Nova Floresta - PB and developed through the use of diversified activities such as lectures, group activities, preparation and presentation panels, trial lessons, textual productions, audiovisual productions, theatrical production, discussions after each activity performed and readings of texts. All these activities were presented by the students to the school community during the culmination of the project. Questionnaires were administered at the beginning and end of the research and it was found through these and observations, that the work has achieved the expected goals and contributed to the development of students in all aspects proposed, since there was an improvement in quantitative yield, but mainly, quality of students. The activities used promoted increased interaction and participation of students, which has become the most dynamic and motivating teaching-learning process helping also to raise the interest of students by the chemical.
???metadata.dc.description.resumen???: El uso de temas cotidianos se ha vuelto común frente a las propuestas educativas para la enseñanza de las ciencias con el fin de dar mayor sentido a los conceptos vistos en el cotidiano escolar, relacionándolos con un tema frecuente en la realidad de los estudiantes. Además, el uso de estos temas permite un abordaje contextualizado del conocimiento y su complejidad es superada por el aporte de otras áreas del conocimiento, insertando así la interdisciplinariedad. Por tanto, a través de esta perspectiva, se entiende que la enseñanza de la Química debe ir más allá de la memorización y las aplicaciones en los exámenes, y convertirse para los estudiantes en un medio para obtener una mejor percepción del mundo, contribuyendo al desarrollo del carácter crítico, abarcando aspectos culturales, aspectos humanísticos y éticos. En ese sentido, esta investigación estuvo dirigida al uso de instrumentos como herramientas facilitadoras para el desarrollo de la capacidad cognitiva de los estudiantes en un ámbito contextualizado, interdisciplinario, ambiental y sostenible a través de la temática de la caña de azúcar. El proyecto fue dirigido a treinta y cinco alumnos de una clase de 3º año de la enseñanza media de una escuela pública estadual de la ciudad de Nova Floresta - PB y se desarrolló mediante el uso de actividades diversificadas como conferencias, actividades grupales, preparación y presentación de paneles. , clases experimentales, producciones textuales, producciones audiovisuales, producción teatral, debates después de cada actividad realizada y lecturas de textos. Todas estas actividades fueron presentadas por los estudiantes a la comunidad escolar durante la culminación del proyecto. Se aplicaron cuestionarios al inicio y al final de la investigación y se verificó, a través de estos y de las observaciones realizadas, que el trabajo logró los objetivos esperados y contribuyó al desarrollo de los estudiantes en todos los aspectos propuestos, ya que hubo un mejora en el rendimiento cuantitativo, pero sobre todo cualitativo, de los alumnos. Las actividades utilizadas promovieron una mayor interacción y participación de los estudiantes, lo que hizo más dinámico y motivador el proceso de enseñanza-aprendizaje, contribuyendo además a incrementar el interés de los estudiantes por la química.
Keywords: Interdisciplinaridade
Educação Ambiental
Contextualização
Sustentabilidade
Interdisciplinarity
Contextualization
Environmental Education
Sustainability
Interdisciplinario
Educación
Contextualización
Sustentabilidad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8427
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE DOS SANTOS SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2015.pdfAline dos Santos Silva - TCC Licenciatura em Química CESv 20151.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.