Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8437
Title: Atividades educativas para a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias: discursos de enfermeiros.
Other Titles: Educational activities for the prevention of infectious and parasitic diseases: nurses' speeches.
Actividades educativas para la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias: discurso de enfermeras.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cosma Firmina da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Heloisy Alves de.
Keywords: Enfermagem;Prevenção de Doenças Transmissíveis;Educação em saúde;Nursing;Communicable Disease Prevention;Health education;Enfermería;Prevención de enfermedades transmisibles;Educación para la salud
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Cosma Firmina da. Atividades educativas para a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias: discursos de enfermeiros. 2015. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: As doenças infecciosas e parasitárias compõem um relevante problema de saúde pública que pode ser prevenido com medidas higiênicas aplicáveis cotidianamente. A incidência dessas infecções está intimamente relacionada às condições econômicas, políticas e sociais. A Enfermagem atua na prevenção dessas patologias e na promoção da saúde da população, tendo as ações educativas como instrumento importante. O estudo teve como principal objetivo analisar as ações educativas desenvolvidas pelos enfermeiros da ESF, no tocante à prevenção das doenças infecciosas e parasitárias, sob a ótica destes profissionais. E objetivos específicos: Caracterizar a amostra quanto aos aspectos sociodemográficos e profissionais; Averiguar as temáticas abordadas pelos enfermeiros da ESF no tocante ao desenvolvimento de ações educativas, focadas na prevenção das doenças infecciosas e parasitárias; Investigar as práticas metodológicas empregadas pelos enfermeiros da ESF para desenvolverem as ações educativas, focadas na prevenção das doenças infecciosas e parasitárias; Identificar fragilidades e potencialidades das ações educativas desenvolvidas pela ESF; Apresentar sugestões para fortalecer as ações de educação em saúde desenvolvida pelos enfermeiros da ESF, no tocante à prevenção das doenças infecciosas e parasitárias. Trata-se de um estudo exploratório desenvolvido sob a abordagem qualitativa. Participaram deste estudo nove enfermeiros atuantes na ESF das cidades de Jaçanã-RN, Nova Floresta-PB e Cuité-PB. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, as quais foram submetidas à análise de conteúdo, proposta por Bardin. Verificou-se que a inclusão destas atividades na rotina dos serviços de saúde vem apontando vários desafios, que estão atrelados a entraves como: a sobrecarga de trabalho; limites na educação formal dos usuários; falta de subsídios de recursos para divulgação na comunidade. Sugere-se investir na capacitação dos profissionais, visando instrumentalizá-los para o melhor exercício das atividades de cunho educativo.
Abstract: Infectious and parasitic diseases constitute a major public health problem that can be prevented with applicable hygienic measures daily. The incidence of these infections is closely related to economic, political and social conditions. Nursing acts in the prevention of these diseases and the promotion of population health, and educational activities as an important instrument. The study was meant to examine the educational actions developed by nurses of the ESF, in the prevention of infectious and parasitic diseases, from the perspective of these professionals. And specific objectives: To characterize the sample in terms of sociodemographic and professional aspects; Ascertain the themes addressed by the ESF nurses regarding the development of educational activities, focused on prevention of infectious and parasitic diseases; Investigate the methodological practices employed by FHS nurses to develop educational activities, focused on prevention of infectious and parasitic diseases; Identify weaknesses and potential of educational activities developed by the ESF; Make suggestions to strengthen health education activities developed by nurses of the ESF, in the prevention of infectious and parasitic diseases. It is an exploratory study developed under the qualitative approach. The study included nine nurses working in the FHS of the cities of Jacana-RN, New Forest-PB and Cuité-PB. Data were collected through interviews, which were submitted to content analysis proposed by Bardin. It was found that the inclusion of these activities in the routine of health services has been pointing several challenges, which are linked to barriers such as: work overload; limits on the formal education of users; lack of resource subsidies for dissemination in the community. It is suggested to invest in the training of professionals in order to instrumentalize them for the better performance of educational nature activities.
???metadata.dc.description.resumen???: Las enfermedades infecciosas y parasitarias son un problema de salud pública relevante que se puede prevenir con medidas higiénicas aplicables a diario. La incidencia de estas infecciones está estrechamente relacionada con las condiciones económicas, políticas y sociales. Enfermería trabaja para prevenir estas patologías y promover la salud de la población, con la actividad educativa como un instrumento importante. El objetivo principal del estudio fue analizar las acciones educativas desarrolladas por los enfermeros de la ESF, en materia de prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias, desde la perspectiva de estos profesionales. Y objetivos específicos: Caracterizar la muestra en aspectos sociodemográficos y profesionales; Investigar los temas abordados por las enfermeras de la ESF sobre el desarrollo de acciones educativas, enfocadas a la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias; Investigar las prácticas metodológicas empleadas por los enfermeros de la ESF para desarrollar acciones educativas enfocadas a la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias; Identificar las debilidades y potencialidades de las acciones educativas desarrolladas por el FSE; Presentar sugerencias para fortalecer las acciones de educación en salud desarrolladas por las enfermeras de la ESF, en materia de prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias. Se trata de un estudio exploratorio desarrollado bajo un enfoque cualitativo. En este estudio participaron nueve enfermeras que trabajan en la ESF de las ciudades de Jaçanã-RN, Nova Floresta-PB y Cuité-PB. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, las cuales fueron sometidas al análisis de contenido propuesto por Bardin. Se encontró que la inclusión de estas actividades en la rutina de los servicios de salud ha puesto de relieve varios desafíos, los cuales están vinculados a obstáculos como: sobrecarga de trabajo; límites a la educación formal de los usuarios; falta de subsidios a los recursos para su difusión en la comunidad. Se sugiere invertir en la formación de profesionales, con el objetivo de equiparlos para el mejor ejercicio de las actividades educativas.
Keywords: Enfermagem
Prevenção de Doenças Transmissíveis
Educação em saúde
Nursing
Communicable Disease Prevention
Health education
Enfermería
Prevención de enfermedades transmisibles
Educación para la salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem de Saúde Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8437
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COSMA FIRMINA DA SILVA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2015.pdfCosma Firmina da Silva - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20151.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.