Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8452
Title: Os pentaminós: um recurso didático no ensino de área, perímetro e outros conceitos geométricos.
Other Titles: Pentaminós: a didactic resource in the teaching of area, perimeter and other geometric concepts.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Josevandro Barros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SILVA JÚNIOR, Aluíso Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
Keywords: Pentaminó;Material Concreto;Área e perímetro;Poliminós;Concrete material;Area and perimeter
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Josevandro Barros. Os pentaminós: um recurso didático no ensino de área, perímetro e outros conceitos geométricos. 2015. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho baseia-se no uso do material concreto de pentominós como estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem de conceitos sobre área e perímetros e outros conceitos sobre geometria. A metodologia foi desenvolvida para apoiar e abordar a teoria, tendo como fundamento a análise da revisão de literatura sobre ensino e aprendizagem com o uso de pentominós e materiais didáticos com facilitador no ensino de conceitos matemáticos direcionados a temas que compõem a geometria e álgebra. Nosso objetivo é a partir dos estudos realizados na preparação de uma sequência de ensino em que os pentominós sejam utilizados como recurso para o ensino de conceitos geométricos em salas de matemática. Examine a possibilidade de usar pentominós na área e no perímetro da educação. Por isso, sugerimos ao professor que desenvolva atividades no trabalho como estratégias de aprendizado.
???metadata.dc.description.resume???: This work is based on the use of pentominoes concrete material as a didactic strategy in teaching and learning process of concepts about area and perimeters and other concepts about geometry. The methodology was developed to support and theoretical approach, it has a foundation in analysis of literature review on teaching and learning with the use of pentominoes and teaching materials with facilitator in teaching mathematical concepts directed at themes that make up the geometry and algebra. Our goal is from the studies carried out preparing a teaching sequence in which the pentominoes are used as a resource for teaching geometric concepts in mathematics rooms. Examine the possibility of using pentominoes in the area and perimeter of education. So we suggest to the teacher that develops activities in the job as learning strategies.
Keywords: Pentaminó
Material Concreto
Área e perímetro
Poliminós
Concrete material
Area and perimeter
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8452
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEVANDRO BARROS NASCIMENTO - TCC MATEMÁTICA 2015.pdfJOSEVANDRO BARROS NASCIMENTO - TCC MATEMÁTICA 20153.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.