Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, Josevandro Barrospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729489608618628pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. A. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA JÚNIOR, Aluíso Freire da.-
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA JÚNIOR, A. F.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.description.resumoEste trabalho baseia-se no uso do material concreto de pentominós como estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem de conceitos sobre área e perímetros e outros conceitos sobre geometria. A metodologia foi desenvolvida para apoiar e abordar a teoria, tendo como fundamento a análise da revisão de literatura sobre ensino e aprendizagem com o uso de pentominós e materiais didáticos com facilitador no ensino de conceitos matemáticos direcionados a temas que compõem a geometria e álgebra. Nosso objetivo é a partir dos estudos realizados na preparação de uma sequência de ensino em que os pentominós sejam utilizados como recurso para o ensino de conceitos geométricos em salas de matemática. Examine a possibilidade de usar pentominós na área e no perímetro da educação. Por isso, sugerimos ao professor que desenvolva atividades no trabalho como estratégias de aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleOs pentaminós: um recurso didático no ensino de área, perímetro e outros conceitos geométricos.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8452-
dc.date.accessioned2019-10-24T12:46:05Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2019-10-24T12:46:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPentaminópt_BR
dc.subjectMaterial Concretopt_BR
dc.subjectÁrea e perímetropt_BR
dc.subjectPoliminóspt_BR
dc.subjectConcrete materialpt_BR
dc.subjectArea and perimeterpt_BR
dc.subjectMaterial de hormigón-
dc.subjectÁrea y perímetro-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Josevandro Barros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePentaminós: a didactic resource in the teaching of area, perimeter and other geometric concepts.pt_BR
dc.title.alternativeLos pentominós: un recurso didáctico en la enseñanza de área, perímetro y otros conceptos geométricos.-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Josevandro Barros. Os pentaminós: um recurso didático no ensino de área, perímetro e outros conceitos geométricos. 2015. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumeThis work is based on the use of pentominoes concrete material as a didactic strategy in teaching and learning process of concepts about area and perimeters and other concepts about geometry. The methodology was developed to support and theoretical approach, it has a foundation in analysis of literature review on teaching and learning with the use of pentominoes and teaching materials with facilitator in teaching mathematical concepts directed at themes that make up the geometry and algebra. Our goal is from the studies carried out preparing a teaching sequence in which the pentominoes are used as a resource for teaching geometric concepts in mathematics rooms. Examine the possibility of using pentominoes in the area and perimeter of education. So we suggest to the teacher that develops activities in the job as learning strategies.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo se basa en el uso del material concreto de los pentominós como estrategia didáctica en el proceso de enseñanza y aprendizaje de conceptos sobre área y perímetros y otros conceptos sobre geometría. Se desarrolló la metodología para sustentar y abordar la teoría, a partir del análisis de la revisión bibliográfica sobre la enseñanza y el aprendizaje con el uso de pentominós y materiales didácticos como facilitador en la enseñanza de conceptos matemáticos dirigidos a temas que conforman la geometría y el álgebra. Nuestro objetivo se basa en estudios realizados en la elaboración de una secuencia didáctica en la que se utilizan los pentominos como recurso para la enseñanza de conceptos geométricos en las aulas de matemáticas. Examinar la posibilidad de utilizar pentominós en el área de educación y perímetro. Por ello, sugerimos que el docente desarrolle actividades en el trabajo como estrategias de aprendizaje.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEVANDRO BARROS NASCIMENTO - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2015.pdfJosevandro Barros Nascimento - TCC Licenciatura em Matemática CES 20154.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.