Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489
Title: Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
Other Titles: A brief reflection on the trajectory of school geography in the Brazil: a methodological discussion of teachers and students of EEEFM Estevam Marine.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Aline Luzia da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOMES, Henaldo Moraes.
Keywords: Ensino de geografia;Geografia - metodologia do ensino;Geografia escolar;Geography Teaching;Geography - Teaching Methodology;School Geography
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola.
Abstract: The present work proposes to make a methodological discussion about the teaching of geography in a public school, reflecting a little about the classes and the methodologies applied at the time of execution. To achieve this goal we started with a brief theoretical discussion about the trajectory of school geography in Brazil, seeking rescue and reflect on how the stages of transformation took place. Then I questioned the teaching of geography in the 21st century, where it was possible to discuss some authors' considerations about the teaching problem, trying to establish information consistent with teaching. Next, an analysis of teacher education, the methodology applied in geography classes. For the acquisition of The result of the present work was based on an empirical study conducted with the students from the 9th and 3rd year EEEFM Elementary and High School ESTEVAM MARINHO, located in the district of São Gonçalo. In the course of the study, questionnaires for the students and teachers of this school space, through which the author sought to discuss the teaching methodology geography learning applied at that school.
Keywords: Ensino de geografia
Geografia - metodologia do ensino
Geografia escolar
Geography Teaching
Geography - Teaching Methodology
School Geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE LUZIA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfAline Luzia da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.3.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.