Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554544349270438pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .
dc.contributor.referee2GOMES, Henaldo Moraes.
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleUma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.pt_BR
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe present work proposes to make a methodological discussion about the teaching of geography in a public school, reflecting a little about the classes and the methodologies applied at the time of execution. To achieve this goal we started with a brief theoretical discussion about the trajectory of school geography in Brazil, seeking rescue and reflect on how the stages of transformation took place. Then I questioned the teaching of geography in the 21st century, where it was possible to discuss some authors' considerations about the teaching problem, trying to establish information consistent with teaching. Next, an analysis of teacher education, the methodology applied in geography classes. For the acquisition of The result of the present work was based on an empirical study conducted with the students from the 9th and 3rd year EEEFM Elementary and High School ESTEVAM MARINHO, located in the district of São Gonçalo. In the course of the study, questionnaires for the students and teachers of this school space, through which the author sought to discuss the teaching methodology geography learning applied at that school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489
dc.date.accessioned2019-10-25T11:26:50Z
dc.date.available2019-10-25
dc.date.available2019-10-25T11:26:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia - metodologia do ensinopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectGeography - Teaching Methodologypt_BR
dc.subjectSchool Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Aline Luzia da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA brief reflection on the trajectory of school geography in the Brazil: a methodological discussion of teachers and students of EEEFM Estevam Marine.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE LUZIA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfAline Luzia da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.