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dc.creator.IDDANTAS, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4646341327315489pt_BR
dc.contributor.advisor1PALMEIRA, Poliana de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDPALMEIRA, P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8298424599274496pt_BR
dc.contributor.referee1ESMERO, Janaina Almeida Dantas.-
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Leyla Helenna Gouveia.-
dc.description.resumoO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é caracterizado como a política pública no âmbito da alimentação e nutrição mais duradoura do Brasil e o maior programa de alimentação escolar do mundo, visando garantir o acesso a uma alimentação de qualidade e em quantidade suficiente durante a permanência na escola. Com isso, o presente estudo tem o intuito de avaliar a adesão à alimentação escolar pelo aluno e relacioná-la com os marcadores de consumo alimentar saudável e não saudável dos escolares matriculados na rede municipal de ensino de Frei Martinho/PB. Para isso foi realizado, no ano de 2014, um estudo de natureza transversal e descritivo. A amostra utilizada foi composta de 284 escolares, sendo 129 crianças e 155 adolescentes. Foram coletadas informações socioeconômicas, comportamento alimentar e marcadores de consumo alimentar do escolar, além da análise da alimentação escolar pelo aluno. Para determinação da adesão à alimentação escolar categorizou a frequência de consumo em Forte Adesão e Fraca Adesão/Não Consumiu, sendo estes representados respectivamente por 4 a 5 vezes/semana e 1 a 3 vezes/semana ou não consumiu. Os responsáveis pelos escolares assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido permitindo a realização da pesquisa e consequente divulgação dos dados. Os resultados apresentaram um alto percentual de aceitabilidade (93,9%) e variedade (90,1%) das preparações servidas na escola, porém apenas 54,2% dos escolares entrevistados relataram uma adesão efetiva à alimentação escolar, sendo este maior entre as crianças. Ainda, o cardápio oferecido no mês da pesquisa era composto por 11 preparações, sendo 4 a base de cuscuz e 3 a base de arroz, além da ausência de frutas e verduras in natura. Todas as preparações com exceção do Cuscuz com Frango e Iogurte com Biscoito Salgado expuseram um relato de desperdício por mais de 20% dos entrevistados. Em relação aos marcadores de consumo alimentar observou-se um baixo consumo efetivo dos indicadores de alimentação saudável, 8 com exceção do Feijão (82,3%). Os marcadores de alimentação não saudável também apresentaram um baixo consumo efetivo, porém observou-se que a frequência de adesão à alimentação escolar variou de maneira inversamente proporcional com a frequência do consumo de batata frita ou salgado frito, doces ou biscoito recheado e refrigerante. Como também, vislumbrou-se em 34% e 29% dos escolares o comportamento alimentar de comprar e trazer lanches para o ambiente da escola, respectivamente. Diante do exposto, alguns aspectos relacionados a uma maior responsabilização da escola pelo cardápio oferecido e o bem-estar do aluno, visando estimular este aluno a uma maior adesão efetiva à alimentação escolar, podem contribuir para que o Direito Humano a Alimentação Escolar seja exercido por todos os escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.titleA alimentação escolar sob o olhar do beneficiário: um estudo com escolares da rede municipal de Frei Martinho/ PB.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe National School Feeding Program (NSFP) is characterized as public policy within the feeding and nutrition most enduring in Brazil and the largest school feeding program in the world, aiming at ensuring access to a quality feeding and enough of it during the stay in school. Therewith, the present study aims to assess adherence to school feeding by the student and relate it to the markers of healthy feeding consumption and unhealthy of children enrolled in public schools of Frei Martinho/PB. To this was accomplished, in 2014, a study of cross-type census nature. The sample was composed of 284 students, 129 children and 155 adolescents. Were collected socioeconomic data, eating behavior and food consumption markers of the student, as well as analysis school feeding by the student. To determine the accession to the school feeding categorized the frequency of consumption in Fort Accession and Poor Accession / Not Consumed, these being represented respectively by 4 to 5 times / week and 1 to 3 times / week or not consumed. Those responsible for the students signed a Free Consent and Clarified Term allowing the research and subsequent dissemination. The results showed a high percentage of acceptability (93.9%) and variety (90.1%) of meals served at school, but only 54.2% of the students interviewed reported an effective accession to the school feeding, being the percent of adherence most effective among children. In addition, the menu offered in the month of the survey was composed of 11 preparations, being 4 based on couscous and 3 based on rice, besides the absence of fruits and vegetables in natura. All the preparations except the Couscous with Chicken and Yogurt with Cracker exposed a report of waste for over 20% of respondents. In relation to markers of food consumption was observed a low effective consumption of healthy eating indicators, except the Beans (82.3 %). The unhealthy diet markers also showed a low effective consumption, but it was observed that the frequency of accession to the school feeding varied inversely with the frequency of consumption of French fries or fried snacks, candy or cookie stuffed and Refrigerant. As well, glimpsed in 34% and 29% of students feeding behavior to buy and bring snacks to the school environment, respectively. Given the above, some aspects related to greater accountability by the school menu offered and the student welfare, aiming to stimulate this student to a higher effective accession to the school feeding, can contribute to the Human Right School Feeding is exercised by all students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8496-
dc.date.accessioned2019-10-25T12:03:32Z-
dc.date.available2019-10-25-
dc.date.available2019-10-25T12:03:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAdesãopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectAccessionpt_BR
dc.subjectNSFPpt_BR
dc.subjectAdherencia-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Jaqueline Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool feeding from the beneficiary's perspective: a study with students from the municipal network of Frei Martinhopt_BR
dc.title.alternativeLa alimentación escolar desde el punto de vista del beneficiario: un estudio con escolares de la red municipal de Frei Martinho/PB.-
dc.identifier.citationDANTAS, Jaqueline Costa. A alimentação escolar sob o olhar do beneficiário: um estudo com escolares da rede municipal de Frei Martinho/ PB. 2015. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenEl Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) se caracteriza por ser la política pública de más larga duración en el campo de la alimentación y nutrición en Brasil y el mayor programa de alimentación escolar del mundo, con el objetivo de garantizar el acceso a alimentos de calidad y en cantidad suficiente durante la escolarización. permanece en la escuela. Con eso, el presente estudio tiene como objetivo evaluar la adhesión a la alimentación escolar por parte del alumno y relacionarla con los marcadores de consumo de alimentos saludables y no saludables de los escolares matriculados en la red de educación municipal de Frei Martinho/PB. Para ello se realizó un estudio transversal y descriptivo en el año 2014. La muestra utilizada estuvo conformada por 284 escolares, 129 niños y 155 adolescentes. Se recolectó información socioeconómica, conducta alimentaria y marcadores de consumo alimentario del alumno, además del análisis de la alimentación escolar por parte del alumno. Para determinar la adherencia a la alimentación escolar, la frecuencia de consumo fue categorizada en Adherencia Fuerte y Adherencia Débil/No Consumió, siendo estas respectivamente representadas por 4 a 5 veces/semana y 1 a 3 veces/semana o no consumido. Los responsables de los estudiantes firmaron un Término de Consentimiento Libre e Informado, que permitió la realización de la investigación y la consecuente difusión de los datos. Los resultados mostraron un alto porcentaje de aceptabilidad (93,9%) y variedad (90,1%) de las preparaciones servidas en la escuela, pero solo el 54,2% de los estudiantes entrevistados reportaron una adherencia efectiva a la alimentación escolar, siendo mayor entre los niños. Asimismo, el menú ofrecido en el mes de la encuesta constaba de 11 preparaciones, de las cuales 4 eran a base de cuscús y 3 a base de arroz, además de la ausencia de frutas y verduras frescas. Todas las preparaciones a excepción del Cuscús con Pollo y el Yogur con Galleta Salada expusieron un reporte de desperdicio por parte de más del 20% de los encuestados. En cuanto a los marcadores de consumo de alimentos, se observó un bajo consumo efectivo de indicadores de alimentación saludable, 8 con excepción del frijol (82,3%). Los marcadores de alimentación no saludable también mostraron un consumo efectivo bajo, pero se observó que la frecuencia de adherencia a la alimentación escolar varió inversamente con la frecuencia de consumo de papas fritas. o snacks fritos, dulces o bizcochos rellenos y refrescos. Además, el 34% y el 29% de los estudiantes manifestaron la conducta alimentaria de comprar y llevar meriendas al ambiente escolar, respectivamente. Dado lo anterior, algunos aspectos relacionados con una mayor rendición de cuentas de la escuela por el menú ofrecido y el bienestar del alumno, con el objetivo de incentivar a este alumno a una mayor adherencia efectiva a la alimentación escolar, pueden contribuir a que el Derecho Humano a la Alimentación Escolar sea ejercida por todos los escolares.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

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