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dc.creator.IDCAROLINO, E. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505704671466878pt_BR
dc.contributor.advisor1CANDEIA, Roberlúcia Araújo.
dc.contributor.advisor1IDCANDEIA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402528767552686pt_BR
dc.contributor.advisor2SALES, Ricélia Maria Marinho.
dc.contributor.advisor2IDSALES, R. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4718608750713388pt_BR
dc.contributor.referee1SIQUEIRA, Eliezer da Cunha.
dc.contributor.referee2FARIAS, Camilo Allysson Simões de.
dc.description.resumoCom este trabalho buscou-se estabelecer a relação entre a Educação Ambiental (EA) e a sustentabilidade, a partir de um estudo de caso no assentamento rural Santo Antônio da cidade de Cajazeiras-PB, ressaltando a problemática dos resíduos sólidos gerados na comunidade e propondo alternativas de reaproveitamento desses resíduos, mostrando seus benefícios para a qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente em sua volta. Os resíduos sólidos, quando destinados de forma inadequada produzem grandes impactos ambientais, causando poluição das águas superficiais e subterrâneas, contaminação dos solos e do ar e a proliferação de doenças; não constituem somente um problema de ordem estética, mas representam também uma séria ameaça à humanidade e a natureza. Ao serem destinados adequadamente apresentam extrema importância no que se refere à qualidade de vida dos indivíduos na sociedade, e redução aos riscos à saúde pública. A metodologia adotada para desenvolver este projeto foi de natureza aplicada, descritiva, com procedimentos de pesquisa-ação, envolvendo avaliações antes e após as intervenções educativas que foram desenvolvidas de acordo com o interesse e a realidade dos assentados. Assim, a Educação Ambiental foi uma ferramenta utilizada para instigar nos habitantes do referido assentamento rural o interesse pela reutilização dos resíduos e a preservação do meio ambiente local. Para tanto, a proposta teve relevância social, ambiental e econômica, visto que contribuiu para a conscientização dos assentados, por meio de intervenções educativas para construção de uma comunidade sustentável. Neste trabalho detectaram-se alguns problemas e desafios a serem enfrentados pelos assentados referentes ao interesse em adotar atitudes ambientalmente corretas. Verificou-se na análise dos dados que os assentados destinam de forma inadequada os resíduos sólidos que produzem. Com as intervenções educativas buscou-se promover a sensibilização da comunidade do assentamento rural, na minimização dos impactos no meio ambiente causado pelos resíduos gerados. Construiu-se uma cartilha educativa com linguagem acessível e de fácil compreensão abordando temas como educação ambiental, reciclagem, compostagem e sistemas biodigestores no intuito de sensibilizar a população do assentamento rural a respeito das boas práticas no manejo ambiental. A coleta seletiva foi abordada durante as palestras com o objetivo de incentivar a população a separar os resíduos sólidos. Nessa perspectiva promoveu-se a implantação da coleta seletiva, inclusive sendo doada a comunidade 4 coletores de plástico nas cores padrão para estimular o processo. Para tanto, foi sugerido à implantação de sistemas de compostagem, além da construção de um biodigestor, sugestões essas que foram negadas, pois os assentados gostariam de receber os sistemas já em funcionamento, apenas para operacionalização, o que não condiz com a proposta de educação ambiental e mudança de atitudes. Realizou-se oficina de artesanato com reaproveitamento de potes de sorvete, mas não houve êxito, pois justificaram que não possuem recursos para comprar o material e o tempo que dispõem é para os afazeres domésticos. Apesar de pequena parte dos assentados não apresentar interesse em trabalhar com artesanato, ficou evidente que a grande maioria dos moradores do assentamento tem interesse em adotar as medidas ambientalmente corretas, sugeridas pelas pesquisadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSaneamento ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos do assentamento Santo Antônio/PB.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractWith this study sought to establish the relationship between the environmental education and sustainability from a case study in the rural settlement Santo Antonio at Cajazeiras-PB, emphasizing the problem of solid waste generated in the community and proposing alternatives for reuse of this waste, showing its benefits to the quality of life of workers and the environment around them. Solid wastes, when discharged inappropriately produce large environmental impacts, causing pollution of surface and groundwater, soil and air contamination and proliferation of diseases; they constitute not only an aesthetic problem, but also represent serious threat to humanity and nature. When discharged properly the solid wastes present utmost importance to the quality of life of individuals in society, and reduce the risks in public health. The adopted methodology to develop this project was applied one, descriptive in nature, with action research procedures, involving evaluations before and after the educational interventions that have been developed in accordance with the interest and the reality of the settlers. Thus, environmental education was a tool used to create in inhabitants of this rural settlement interest in reuse of waste and the preservation of the local environment. To this end, the proposal had social, environmental and economic relevance, since it contributed to the awareness of the settlers, through educational interventions for building a sustainable community. In this work was detected several problems and challenges to be faced by the settlers regarding the interest in adopting an environmentally correct behavior. It was found in the analysis of the collected data that the settlers discharged inappropriately solid wastes they produce. With educational interventions it was sought to raise awareness of the community of the rural settlement, in minimizing the impacts on the environment caused by the waste generated. It was built an educational manual with affordable and easy-to-understand language addressing topics such as environmental education, recycling, composting and bio-digesters systems in order to raise awareness among the population of the rural settlement regarding good practices in environmental management. Selective waste collection was raised during the talks with the aim of encouraging the population to separate their domestic solid waste. In this perspective it was promoted the implementation of selective waste collection, including being given the community 4 plastic sinks in standard colors to stimulate the process. To this end, it was suggested to introduce composting systems, as well as the construction of a bio-digester, suggestions which were refused because the settlers would like to receive the systems already in operation, only for their operation, which does not match with the proposal of environmental education and changing attitudes. Craft workshop was held with reuse pots of ice cream, but there was no success, as justified that do not have resources to buy the material and the time available is for the household chores. Although small part of settlers not to interest in working with crafts, it became apparent that the vast majority of the residents of the settlement has an interest in adopting environmentally correct measures suggested by the researchers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/850
dc.date.accessioned2018-05-30T21:06:47Z
dc.date.available2018-05-30
dc.date.available2018-05-30T21:06:47Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectGestão de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAssentamento Santo Antônio - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectPesquisa Açãopt_BR
dc.subjectAssentamento rural - Paraíbapt_BR
dc.subjectColeta seletiva de lixopt_BR
dc.subjectEnvironmental education
dc.subjectSearch Action
dc.subjectGestão de resíduos sólidos
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAROLINO, Eclivaneide Caldas de Abreu.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and solid waste management of the Santo Antônio / PB settlement.pt_BR
dc.identifier.citationCAROLINO, Eclivaneide Caldas Abreu. Educação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos do assentamento Santo Antônio/PB. 2016. 79f. (Dissertação de Mestrado Profissional). Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

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