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dc.creator.IDSOUZA, J. D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4160244841806165pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Sofia Dionizio.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6765455930121998pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Erliane Rocha da Silva.-
dc.contributor.referee2BEZERRA, Maria Lúcia de Oliveira.-
dc.description.resumoO ensino da saúde mental nos cursos de enfermagem é obrigatório, porém nem sempre aceito de forma positiva pelos acadêmicos. Isso ocorre muitas vezes por preconceitos oriundos do meio em que o aluno está inserido ou também por se sentirem despreparados para lidar com situações que necessitem de ações imediatas, como por exemplo, o contato direto com o paciente. Esse estudo buscou investigar se havia mudanças na concepção sobre saúde mental durante a formação acadêmica do enfermeiro, a fim de verificar a influência das disciplinas dessa área e de outras experiências nesse processo de formação. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi aplicação de Questionário específico elaborado para investigação do tema. Os sujeitos desta pesquisa foram os acadêmicos ingressantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – campus de Cajazeiras, e aqueles matriculados em disciplinas do sexto período deste curso que já tinham cursado as disciplinas “Enfermagem em Saúde Mental” e “Enfermagem Psiquiátrica”, totalizando 36 discentes. Os dados coletados através do questionário foram categorizados, com tabulação e análise estatística simples das variáveis investigadas nas perguntas fechadas e análise qualitativa das respostas às perguntas abertas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. As categorias de análise identificadas foram: sentimentos em relação à saúde mental; conhecimento percebido como insuficiente; atuação no âmbito da saúde mental; preferências por outras áreas de atuação. Traz como resultado uma observação das mudanças de concepções entre os discentes dos primeiro e sexto períodos do curso de enfermagem, permitindo investigações mais aprofundadas sobre o impacto e a dinâmica dessas mudanças na formação do enfermeiro. Conclui-se que é fundamental o processo de mudanças na forma de pensar e de agir desses estudantes com relação ao tema, no sentido de se colocarem como futuros profissionais qualificados para atuação nos diferentes espaços de atenção à saúde mental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleConcepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2015-03-13-
dc.description.abstractTeaching mental health in nursing courses is mandatory, but not always accepted positively by academics. This is often due to prejudice that come from the medium in which the student is inserted or also because they feel unprepared to deal with situations that require immediate action, such as direct contact with the patient. This study aimed to investigate whether there were changes in the conception of mental health during the academic nursing education in order to verify the influence of the subjects of this area and other experiences in the training process. This is an exploratory, descriptive and qualitative study. The procedure used for data collection was the application of specific questionnaire designed for the research on the topic. The subjects were freshman students of the undergraduate course in Nursing at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras, and those enrolled in courses of the sixth semester of this course that had already taken the subjects "Mental Health Nursing" and " Psychiatry Nursing ", totaling 36 students. The data collected through the questionnaire were categorized with tabulation and simple statistical analysis of the variables investigated in the multiple-choice questions and qualitative analysis of the answers to essay questions, using the Content Analysis technique. The identified categories were: feelings about mental health; knowledge perceived as insufficient; performance in mental health; preferences for other areas. It brings as a result an observation of the changes of conceptions among the students of the first and sixth semesters in the nursing program, enabling further research on the impact and the dynamics of these changes in nursing education. In conclusion, we understand that it is fundamental to the process of change in the way that these students think and act towards the issue, in order to place themselves as future qualified professionals to work in different areas of mental health care.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8515-
dc.date.accessioned2019-10-25T15:53:55Z-
dc.date.available2019-10-25-
dc.date.available2019-10-25T15:53:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem psiquiátricapt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectNursing educationpt_BR
dc.subjectPsychiatric nursingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Josefa Daniele Miguel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConception about mental health of nursing students of the Federal University of Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Josefa Daniele Miguel de. Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba. 2015. 51f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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JOSEFA DANIELE MIGUEL DE SOUZA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2015.pdfJosefa Daniele Miguel de Souza. Monografia Enfermagem. CFP 2015.907.25 kBAdobe PDFView/Open


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