Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8567
Title: Sistema de auxílio à decisão para liberação de manobras em linhas de transmissão utilizando técnicas de inteligência artificial.
Other Titles: Decision aid system for maneuvering transmission lines using artificial intelligence techniques.
???metadata.dc.creator???: FIGUEIREDO, Jorge Cesar Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAIS, Misael Elias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PERKUSICH, Angelo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBALHO, David Simonetti.
???metadata.dc.contributor.referee3???: DANTAS, Murilo Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee4???: SILVA, Helio de Menezes.
Issue Date: 22-Dec-1989
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIREDO, Jorge Cesar Abrantes. Sistema de auxílio à decisão para liberação de manobras em linhas de transmissão utilizando técnicas de inteligência artificial. 1989. 101f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1989. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8567
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho propõe-se a estrutura de um sistema especialista aplicado a operação de processos. Discute-se o uso de técnicas de Inteligência Artificial em operação de processos, bem como métodos de representação do conhecimento e de tratamento de informações imperfeitas. Por último apresenta-se a aplicação do sistema proposto como uma ferramenta para auxiliar a liberação de equipamentos e linhas do sistema de transmissão de energia elétrica da CHESF.
Abstract: This work proposes the structure of an expert system applied to process operation. The use of Artificial Intelligence techniques in process operation is discussed, as well as methods of knowledge representation and treatment of imperfect information. Finally, we present the application of the proposed system as a tool to assist the release of equipment and lines of the CHESF electricity transmission system.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8567
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORGE CESAR ABRANTES DE FIGUEIREDO - DISSERTAÇÃO PPGCC 1989.pdfJorge Cesar Abrantes de Figueiredo Dissertação PPGECC 1989. 17.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.