Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, T. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1774775310345770pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, N. C. C. de B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315363248040926pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Heloisy Alves de.-
dc.contributor.referee2PINTO, Maria Benegelania.-
dc.description.resumoA Caderneta de Saúde da Criança constitui um instrumento a ser utilizado em toda assistência prestada à criança como um importante documento no acompanhamento do seu estado de saúde. Porém, para que a mesma cumpra com o papel de ferramenta no monitoramento da saúde da criança, é importante que o profissional realize o registro correto e completo das informações. Objetivo: Sumarizar o conhecimento científico de Enfermagem, entre os anos de 2005 e 2015, buscando evidências sobre os registros das ações de enfermagem na caderneta de saúde da criança. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada entre os meses de março a julho de 2015, nas bases Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e na biblioteca eletrônica ScientificElectronic Library Online (SciELO). Como estratégia de busca foi utilizada o cruzamento do descritor “saúde da criança” com “atenção primaria à saúde; enfermagem; imunização e caderneta de saúde da criança”. Como critérios de inclusão, foram delimitadas as publicações entre 2005 a abril de 2015; artigos disponibilizados na íntegra e nos idiomas português e inglês. A amostra foi constituída por 7 artigos. Resultados: Os estudos inseridos nessa revisão ocorreram em sua maioria no ano de 2014, com três (43%) artigos, respectivamente. Em relação aos tipos de estudos, predominaram os estudos transversais, com abordagem qualitativa. Verificou-se, que grande parte dos estudos utilizados nessa revisão foram realizados no contexto da atenção básica, e que mesmo após dez anos da implementação da Caderneta de Saúde da Criança fragilidades no preenchimento ainda são apontadas, destoando do que preconiza o Ministério da Saúde em seu manual para utilização da caderneta. Os estudos demonstram que os registros são feitos na caderneta pelos profissionais, porém não são inseridos nos gráficos ou curvas de crescimento. Apenas o calendário vacinal obteve altos índices de preenchimento, refletindo por outro lado uma concepção da Caderneta de Saúde da Criança como o “cartão de vacina” historicamente construído. Foi percebido também que a idade da criança menor que seis meses é considerada um fator de proteção tanto para o preenchimento da curva de crescimento, quanto à de desenvolvimento. Esses resultados mostram a incompletude das ações prestadas à criança. Considerações finais: Esta revisão deixa explicito que este instrumento vem sendo utilizado de forma inadequada com altos índices de dados não registrados pelos profissionais, como também apresenta as limitações para sua utilização, que abrangem desde a falta de tempo e de capacitação do profissional enfermeiro, a fatores socioeconômicos, biológicos e geográficos relacionados à criança e à família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleRegistro das ações de enfermagem na caderneta de saúde da criança: revisão integrativa.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe child’s health book let is an instrument, used for any assistance provided for the child as an important document for monitoring their health status. Although to fulfill its job as a monitoring tool for the child’s health status, it is important that the professional make the right and complete record of the information. Goal: Simplify the scientific know ledge of Nursing, between the years of 2005 and 2015, looking for evidences about the record of the nursing actions in the child’s health booklet. Methodology: It is a review of an integrated literature, done between the months of March and July of 2015, in the bases of the Health Science Latin American and Caribbean Literature (LILACS), Base of Data of Nursing (BDENF) in the electronic library Scientific Electronic Library Online (SciELO). As a strategy in the search it was used a crossing descriptor “child health” with “primary attention to health; nursing; immunization; and child’s health booklet”. As inclusion criteria, were delimitated the publications between 2005 and April of 2015; full available articles in English and Portuguese. The sample was composed by 7 articles. Results: Most of the inserted studies in this review happened in the year of 2014, with three (43%) articles, respectively. In relation to the types of studies, the cross-section studies are majority, with qualitative approach. It was analyzed that most of the studies used in this review were made in the basic attention context, and even ten years after the implementation of child’s health booklet, weaknesses in the filling are still pointed out, diverging with from there commended by the Ministry of Health in its manual for the use of child’s health booklet. The studies demonstrate that there cords are made in the book let by the professionals, although are not inserted in the graphics or the growth curves. Only the immunization schedule obtained high rates of filling, reflecting on the other hand a conception of child’s health booklet as the “vaccine card” historically built. In addition, it was found that the child less than six months of age is considered a factor of protection both for the filling of the growth curve and the development curve. This results show the in complete ness of the actions provided for the child. Final Considerations: This review leaves explicit that the professional has used this instrument in an inadequate way with high rates of non-registered data, it also shows the limitations for its use, that covers from the lack of time and professional training from the nurse, socioeconomics factors, biological and geographical related to the child and the family.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8592-
dc.date.accessioned2019-10-29T11:59:10Z-
dc.date.available2019-10-29-
dc.date.available2019-10-29T11:59:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSaúde da Criançapt_BR
dc.subjectRegistro de Saúde Pessoalpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectChild’s Healthpt_BR
dc.subjectPersonal Health Recordpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectSalud de los niños-
dc.subjectRegistro de salud personal-
dc.subjectEnfermería-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Tuira Pedrosa de Lima-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRegister of nursing actions in the child health book: integrative review.pt_BR
dc.title.alternativeRegistro de acciones de enfermería en el cuadernillo de salud infantil: una revisión integradora.-
dc.identifier.citationLIMA, Tuira Pedrosa de. Registro das ações de enfermagem na caderneta de saúde da criança: revisão integrativa. 2015. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenEl Manual de salud infantil es un instrumento que se utilizará en toda la asistencia brindada a los niños como un documento importante en el seguimiento de su estado de salud. Sin embargo, para que éste cumpla con su rol de herramienta en el seguimiento de la salud infantil, es importante que el profesional realice el registro correcto y completo de la información. Objetivo: Resumir el conocimiento científico de la Enfermería, entre los años 2005 y 2015, buscando evidencia en los registros de las acciones de enfermería en el cartilla de salud del niño. Metodología: Se trata de una revisión integradora de la literatura, realizada entre marzo y julio de 2015, en la Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Base de Datos de Enfermería (BDENF) y en la Biblioteca Biblioteca Electrónica Científica Electrónica en Línea (SciELO). Como estrategia de búsqueda, utilizamos el cruce del descriptor “salud del niño” con “atención primaria de salud; enfermería; folleto de vacunación y salud infantil ”. Como criterios de inclusión se delimitaron las publicaciones entre 2005 y abril de 2015; artículos disponibles en su totalidad y en portugués e inglés. La muestra estuvo formada por 7 artículos. Resultados: Los estudios incluidos en esta revisión ocurrieron principalmente en 2014, con tres (43%) artículos, respectivamente. En cuanto a los tipos de estudios, predominaron los estudios transversales con abordaje cualitativo. Se encontró que la mayoría de los estudios utilizados en esta revisión se realizaron en el contexto de la atención primaria, y que incluso diez años después de la implementación del Manual de Salud Infantil, aún se señalan debilidades en el llenado, en conflicto con lo que el Ministerio of Health recomienda en su manual para usar la libreta de ahorros. Los estudios muestran que los registros los hacen los profesionales en el cuadernillo, pero no se insertan en los gráficos ni en las curvas de crecimiento. Solo el calendario de vacunación tuvo altas tasas de llenado, reflejando, por otro lado, una concepción del Manual de Salud Infantil como la “tarjeta de vacunación” construida históricamente. También se observó que la edad del niño menor de seis meses se considera un factor protector tanto para llenar la curva de crecimiento como para la curva de desarrollo. Estos resultados muestran lo incompleto de las acciones proporcionadas al niño. Consideraciones finales: Esta revisión deja en claro que este instrumento ha sido utilizado de manera inapropiada con altas tasas de datos no registrados por los profesionales, además de tener limitaciones para su uso, que van desde la falta de tiempo y formación de enfermeras profesionales, hasta las socioeconómicas, biológicas. y factores geográficos relacionados con el niño y la familia.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TUIRA PEDROSA DE LIMA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2015_1.pdfTuira Pedrosa de Lima - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2015360.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.