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Title: Avaliação da qualidade e preferência de polpas de frutas sob a ótica dos consumidores de Cajazeiras, Patos e Sousa na Paraíba.
Other Titles: Quality assessment and preference of fruit pulp from the perspective of consumers Cajazeiras, Patos and Sousa in Paraiba.
???metadata.dc.creator???: AUGUSTO, Francisco Rafael.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Antônio Vitor.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MARACAJÁ, Patrício Borges.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENDONÇA JÚNIOR, Antônio Francisco de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Aline Carla de.
Keywords: Polpas de frutas - avaliação;Polpa de frutas - preferência de consumidores;Estudo de percepção;Cajazeiras - PB - consumidores de polpa de frutas;Patos - PB - consumidores de polpa de frutas;Sousa - PB - consumidores de polpa de frutas;Consumidores de polpa de frutas;Consumers of fruit pulp;Avaliação de polpa de frutas;Evaluation of fruit pulp;Conceito de qualidade;Satisfação do consumidor
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AUGUSTO, Francisco Rafael. Quality assessment and preference of fruit pulp from the perspective of consumers Cajazeiras, Patos and Sousa in Paraiba. 2016. 55f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: É notório o aumento da produção industrial de polpas de frutas em todo mercado nacional, a maior parte desta produção destina-se a produção de polpas de frutas congeladas. O desenvolvimento desse setor se dá pelo fato de que sua comercialização apresenta-se como uma alternativa de baixo custo viabilizadora de frutos para todas as camadas sociais durante o ano todo. O avanço desse mercado é resultante da produção de polpas congeladas principalmente por micro e pequenas empresas, muitas vezes implantadas com o intuito de melhorar a renda familiar de pequenos produtores rurais. As polpas de frutas vendida nas prateleiras de supermercados devem apresentar boas características de qualidade para que atenda as exigências dos consumidores e melhore a sua preferência. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi de analisar a qualidade e preferência de polpas de frutas sob a ótica dos consumidores de Cajazeiras, Patos e Sousa no sertão paraibano. A coleta de dados se deu por intermédio de entrevistas com 120 consumidores escolhido de forma aleatória em supermercados e mercadinhos das referidas cidades. A coleta de dados se realizou por meio de um questionário semi-estruturado aplicado junto aos clientes no momento da compra. Observou-se também um agrupamento das variáveis sócio econômico e demográfico dos clientes. Entre as principais constatações deste trabalho, destaca-se a identificação da qualidade das polpas de frutas adquiridas e a preferência dos clientes. Constataram-se também sugestões dadas pelos clientes para que as empresas tracem estratégias de melhorias de forma a melhorar a qualidade nas polpas de frutas produzidas e comercializadas nas cidades de estudo. Conclui-se que a maioria dos clientes era do sexo feminino, casados, com idade entre 18 a 35 anos, renda de um salário mínimo e ensino médio completo. Os resultados obtidos possibilitaram entender que os consumidores dos três municípios de uma maneira geral mostram-se satisfeitos com a qualidade do produto adquirido nos supermercados e mercadinhos. Apesar do estudo ter sido realizado em alguns supermercados e comércios de Cajazeiras, Patos e Sousa, caracterizou-se como sendo um estudo de caso, tendo limitações inferenciais. A relevância do referido trabalho é substancial, uma vez que as empresas de polpas de frutas poderá aprimorar mais seu contexto atual em prol de uma fabricação satisfatória de produtos que atenda as expectativas dos seus clientes, como também contribuir para futuras pesquisas na área.
Abstract: There is a notable increase in the industrial production of fruit pulps throughout the national market, most of this production is destined to the production of frozen fruit pulps. The development of this sector is due to the fact that its commercialization presents itself as a low-cost alternative that makes fruits available to all social strata throughout the year. The advance of this market is due to the production of pulps frozen mainly by micro and small companies, often deployed with the purpose of improving the family income of small rural producers. Fruit pulps sold on supermarket shelves must have good quality characteristics to meet consumer requirements and improve their preference. In this context, the objective of the present study was to analyze the quality and preference of fruit pulp from the consumers' perspective of Cajazeiras, Patos and Sousa in the sertão of Paraíba. Data collection was done through interviews with 120 consumers randomly selected in supermarkets and markets of the said cities. Data collection was performed through a semi-structured questionnaire applied to customers at the time of purchase. It was also observed a grouping of the socio-economic and demographic variables of the clients. Among the main findings of this work, we highlight the identification of the quality of fruit pulp purchased and customer preference. We also noticed suggestions given by the clients so that the companies draw improvement strategies in order to improve the quality in the fruit pulps produced and marketed in the cities of study. It was concluded that the majority of clients were female, married, aged between 18 to 35 years, income from a minimum wage and complete secondary education. The results obtained allow us to understand that the consumers of the three municipalities in general are satisfied with the quality of the product acquired in supermarkets and markets. Although the study was carried out in some supermarkets and businesses of Cajazeiras, Patos and Sousa, it was characterized as a case study, having inferential limitations. The relevance of this work is substantial, as fruit pulp companies can further enhance their current context for satisfactory product manufacturing that meets their customers' expectations, as well as contributing to future research in the field.
Keywords: Polpas de frutas - avaliação
Polpa de frutas - preferência de consumidores
Estudo de percepção
Cajazeiras - PB - consumidores de polpa de frutas
Patos - PB - consumidores de polpa de frutas
Sousa - PB - consumidores de polpa de frutas
Consumidores de polpa de frutas
Consumers of fruit pulp
Avaliação de polpa de frutas
Evaluation of fruit pulp
Conceito de qualidade
Satisfação do consumidor
???metadata.dc.subject.cnpq???: Tecnologia de alimentos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/863
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

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