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Title: Seleção de portfólio no contexto de grades P2P multisserviço.
Other Titles: Portfolio selection in the context of P2P grids multi-service.
???metadata.dc.creator???: COÊLHO, Álvaro Vinícius de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SPOHN , Marco Aurelio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIGUEIREDO , Jorge Cesar Abrantes de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: GOMES , Fernando Antonio de Carvalho.
???metadata.dc.contributor.referee4???: ALMEIDA, Jussara Marques de.
Keywords: Sistemas Distribuídos;Grades Computacionais;Distributed Systems;Computational Grids;Sistemas Entre-Pares;Peer Systems
Issue Date: 27-Oct-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COÊLHO, A. V. de S. Seleção de portfólio no contexto de grades P2P multisserviço. 2010. 118 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8651
???metadata.dc.description.resumo???: A melhoria e a popularização da conectividade entre os computadores propiciou um ambiente em que os recursos que uma organização usa para obter a computação que necessita não precisam estar instalados localmente. Pode-se adquirir computação de terceiros, como um serviço. Estes serviços podem ser comprados, mas esta não é a única forma de se obter serviços computacionais externos. Uma alternativa interessante para certos tipos de aplicação, notadamente aquelas que podem ser executadas segundo a estratégia de melhor esforço, é o uso de sistemas que se baseiam na reciprocidade, onde nós oferecem serviços a outros nós esperando receber destes os serviços que necessitarão. Ocorre que, em sistemas assim, os custos e as receitas dos serviços são valorados diferentemente por cada nó, de acordo com seus interesses e com suas características operacionais. Sendo agentes racionais, o interesse dos nós será encontrar mecanismos que maximizem a quantidade de benesses que recebem do sistema, e mesmo seu interesse em permanecer nele dependerá de haver mais vantagens do que desvantagens em efetuar a troca de serviços. Os nós precisam operar obtendo lucro. Como o sistema é baseado em reciprocidade, o mecanismo natural para os nós maximizarem seu lucro é selecionando os serviços que lhe provejam a melhor relação possível entre os custos para serem oferecidos e as receitas recebidas em reciprocidade por eles. Infelizmente, não é praticável a implementação de um método que encontre a seleção ótima de serviços, dada a complexidade e o indeterminismo do sistema. Os nós precisam executar algoritmos heurísticos. Neste trabalho, mostramos que a seleção dos serviços impacta fortemente na lucratividade dos nós. Apresentamos inicialmente algumas heurísticas de seleção de serviços que geram bons resultados, embora não em todas as condições ambientais, já que não tratam com o devido cuidado da relação custo/benefício. Implementamos heurísticas que usam uma abordagem de subida de colina para resolver isso. Mostramos que, neste problema, não é possível se avaliar as heurísticas consistentemente e, por isso, definimos uma metodologia que permite avaliá-las comparando-as com um algoritmo de referência. Nossos resultados demonstram que é possível os nós terem lucratividade nesse ambiente, condição necessária para que permaneçam interessados em permanecer nele, embora as seleções feitas pelas heurísticas aqui propostas ainda estejam muito distantes da melhor possível.
Abstract: The improvement and popularity of connectivity between computers have created an environment where resources used by organizations, in order to achieve the computing they want, don’t needed be in their local infrastructure. They can acquire computing from third parties, as a service. These services can be bought, but there is not only one way to obtain external computing services. For some applications, specially that ones that can be performed using a best effort strategy, an interesting alternative is to use reciprocation-based systems, where peers donate services to others by expecting to receive services from them in the future. It occurs that, in such systems, costs and utilities of services are valued differently by each peer, according to his interests and operative characteristics. Being rational agents, peers aim to find mechanisms to maximize the amount of advantage they receive from the system. Moreover, their interest in remaining in the system depends on whather they to achieve more utility than costs when exchanging services. Peers need to operate with profit. Considering that the system is based on reciprocation, the natural way to maximize profit is by selecting services that give the best possible relation between their costs and the utility achieved by reciprocity. Unfortunately, it is not feasible to implement an algorithm to find the best possible selection of services, due to the system complexity and indeterminism. Peers need to perform heuristic-based methods. In this work we show that the services selection has a strong impact on peers’ profitability. We show services selection heuristics that achieve good results, although this does not occur in all environment conditions, because they do not take care of the cost/utility management. We implemented hill-climbing approached heuristics in order to solve this problem. We showed that, in the service selection problem, it is not possible to consistently evaluate heuristics and, due to this, we defined a methodology that allows us to evaluate them by performing a comparison with a referential algorithm. Our results show that it is possible for peers to have profitability in this environment, that is necessary in order to keep them interested in remaining in the system, although the selections made by the proposed heuristics are still far from the best possible selection.
Keywords: Sistemas Distribuídos
Grades Computacionais
Distributed Systems
Computational Grids
Sistemas Entre-Pares
Peer Systems
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8651
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