Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.advisor1IDMENEZES, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.santos-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de matemática na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, para verificar e identificar quais as contribuições do programa PROLCARIRI em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo investigar quais as contribuições do programa PROLCARIRI em sala de aula. Assim,buscamos analisar as tarefas realizadas em sala de aula, com a essência do trabalho em grupos interativos, em que os alunos construíram seus conhecimentos a partir de discussões entre seus pares sob a supervisão de um voluntario lhe deu‘pistas’ sobre o objeto de ensino. Além disso,o trabalho com a inserção de um esporte olímpico –Judô –quena prática se mostrouimportante para a educação, trazendo inúmeros benefícios, tanto para o físico quanto para a mente. A metodologia se deu através de observações sistemáticas e entrevistas por observação participante, com o uso de gravador e diário de campo. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que é caracterizada pela a observação dos fatos. Esses dados nos apontam,que as atividades realizadas foram relevantes para aprendizagem dos alunos, além de contribuir bastante para o desenvolvimento das relações sociais e respeito ao próximo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO programa olímpico para o cariri paraibano (PROLCARIRI) e sua implicação na sala de aula de matemática: o olhar sobre a ótica do professor.pt_BR
dc.date.issued2019-07-11-
dc.description.abstractThis paper presents a research carried out in mathematics classes at Padre Paulo Roberto de Oliveira School, to verify and identify the contributions of the PROLCARIRI program in the classroom. In this sense, the research aimed to investigate the contributions of the PROLCARIRI program in the classroom. Thus, we seek to analyze the tasks performed in the classroom, with the essence of working in interactive groups, in which students built their knowledge from discussions among their peers under the supervision of a volunteer gave him "clues" about the object of teaching. In addition, working with the insertion of an Olympic sport - Judo - which practice proved to be important for education, bringing numerous benefits to both the physical and the mind. The methodology was done through systematic observations and interviews by participant observation, using a tape recorder and field diary. The collected data were analyzed in a descriptive and interpretive way, since it is characterized by observation of the facts. These data show us that the activities performed were relevant to students' learning, besides contributing greatly to the development of social relations and respect for others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8676-
dc.date.accessioned2019-10-30T13:45:36Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-10-30T13:45:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJudô e matemáticapt_BR
dc.subjectPrática esportiva e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPROLCARIRIpt_BR
dc.subjectPrática esportiva e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectJudo and math  pt_BR
dc.subjectSports practice and learning  pt_BR
dc.subjectMathematics education  pt_BR
dc.subjectPROCARIRI  pt_BR
dc.subjectSports practice and education  pt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Joseane do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Paraguayan Cariri Olympic Program (PROLCARIRI) and its implication in the mathematics classroom: a look at the teacher's optics.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Joseane do Nascimento. O programa olímpico para o Cariri Paraibano (PROLCARIRI) e sua implicação na sala de aula de matemática: o olhar sobre a ótica do professor. 2019. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8676pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DO NASCIMENTO SANTOS - TCC LECAMPO 2019.pdfJoseane do Nascimento Santos - TCC LECAMPO 2019. 2.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.