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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9252507895205335pt_BR
dc.contributor.advisor1AIRES, José Luciano de Queiroz.-
dc.contributor.advisor1IDAIRES, J. L. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038792803917117pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Idelsuite de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, I. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5231433017552287pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, José Jonas Duarte da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.lima-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, é marcado por uma complexidade, pois ao mesmo tempo em que se restringe a abordar o ensino de história regional e local nas escolas públicas de Serra Branca, em como este se apresenta diante das políticas públicas educacionais, dentro dos limites e possibilidades de ser um elemento contextualizador da educação, é necessária a compreensão do processo de construção destas políticas públicas pós regime militar, do que vem a ser a proposta de educação contextualizada da Rede de Educação para o Semiárido (RESAB) e a historicização da História Regional e Local. Assim desloca-se de campos macro institucionais, como a educação vigente no nosso país, que chamamos de oficial, definindo a educação contextualizada tida como uma contraproposta educacional indo até a história regional e local. Para tanto, utilizou-se o método de leitura e fichamento dos textos que abordam os variados temas que ajudem a alcançar o objetivo do nosso trabalho, sendo estas leituras postas em debate com o resultado das pesquisas feitas com os professores de história das escolas públicas de Serra Branca através de questionários pré-elaborados com questões acerca, principalmente, do ensino de história regional e local. Onde percebemos que a elaboração das políticas públicas educacionais não aborda a solução dos problemas da educação desde os mais objetivos como os de estrutura das escolas, passando pela formação continuada dos professores o que comprometeu a qualidade do ensino chegando até as questões mais subjetivas que é o modelo de sociedade que tais políticas inspiram. E em meio a tudo isso a educação para o semiárido se apresenta como uma contra proposta pautada na mobilização popular do campo e propondo o contexto como ponto de partida para a construção de uma educação que contemple nossa realidade e dentro dessa idéia da RESAB enxergar a história regional e local como um elemento contextualizador da educação o que nas escolas públicas de Serra Branca quando não é silenciada, se apresenta de forma tradicional devido aos métodos utilizados que não condizem com tais práticas. Cabendo, assim o estudo da proposta do Projeto de Resgate Histórico de Serra Branca em parceria com a Universidade Federal da Paraíba que trará a contribuição para a superação de alguns destes problemas de abordagem da história regional e local como: identificação das fontes, trabalho com história oral, métodos de pesquisa e escrita de um livro didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleHistória regional e local e a educação contextualizada: um estudo de caso nas escolas públicas de Serra Branca (1996-2011).pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis work completion of the Specialization Course in Education for Coexistence in the Contextual Semiarid, is marked by a complexity, because while it is restricted to approach the teaching of regional and local history in public schools in Serra Branca, on how this presents himself before the educational public policies, within the limits and possibilities of being a contextualizing element of education, we need to understand the process of construction of these public policies after the military regime, what comes to the education proposal in context of the Education Network for the Semi-Arid (RESAB) and historicizing of Regional and Local History. So moves from macro institutional fields such as education prevailing in our country, we call official education contextualized setting regarded as a counter-education by going to the regional and local history. To this end, we used the method of reading and BOOK REPORT texts that deal with various themes to help achieve the goal of our work, these readings being put in debate with the outcome of surveys of the history teachers in public schools Serra Branca through questionnaires with pre-prepared questions about, especially the teaching of regional and local history. Where we realize that the development of public policies in education does not address the solution of problems of education from the very objectives and the structure of schools, through ongoing training of teachers which compromised the quality of education issues coming up which is more subjective model of society that such policies inspired. And amid all this education for the semi-arid presents itself as a counter offer guided popular mobilization in the field and proposing the framework as a starting point for building an education that addresses our situation and within that the idea of seeing the story RESAB regional and local contextualizing as an element of the education in public schools in Sierra White when it is not silenced, presents itself to traditional methods because they do not agree with such practices. Fitting, so the study of the proposed Project Rescue History of White Mountain in partnership with the Federal University of Paraiba that will bring the contribution to overcoming some of these problems in the approach to regional and local history as identification of sources, work history oral methods of research and writing of a textbook.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8722-
dc.date.accessioned2019-10-31T12:05:53Z-
dc.date.available2019-10-31-
dc.date.available2019-10-31T12:05:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectContextopt_BR
dc.subjectEducation  pt_BR
dc.subjectHistory teaching  pt_BR
dc.subjectStory  pt_BR
dc.subjectContextpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Adelânia Gouveia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRegional and local history and contextualized education: a case study in Serra Branca public schools (1996-2011).pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Adelânea Gouveia. História regional e local e a educação contextualizada: um estudo de caso nas escolas públicas de Serra Branca (1996-2011). 2011. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8722pt_BR
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