Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8724
Title: Práticas pedagógicas utilizadas em duas escolas rurais do município de São José do Egito - PE: análise de sua contribuição para a convivência com o semiárido.
Other Titles: Pedagogical practices used in two rural schools in São José do Egito - PE: analysis of their contribution to living with the semiarid.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA NETO, Alexandrino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Albericio Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AIRES, José Luciano de Queiroz.
Keywords: Educação contextualizada;Semiárido paraibano;Semiárido brasileiro;Contextualização crítica da educação;Convivência com o semiárido;Projetos de vida comunitários;Contextualized Education;Paraiban semiarid  ;Brazilian semiarid;Critical contextualization of education;Living with the semiarid;Community life projects
Issue Date: Sep-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA NETO, Alexandrino. Práticas pedagógicas utilizadas em duas escolas rurais do município de São José do Egito - PE: análise de sua contribuição para a convivência com o semiárido. 2011. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho se insere no contexto das discussões da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), através da linha de pesquisa práticas pedagógicas. O objetivo é propor práticas pedagógicas que contribuam à contextualização crítica da educação para a convivência transformadora com o semiárido, a partir da visão emergente do SAB como ‘região viável’, que se inspira em suas potencialidades, questionando a distância existente entre o currículo, o livro didático e a realidade local, que resulta na educação descontextualizada atual. Uma investigação foi desenvolvida em duas escolas rurais do município de São José do Egito-PE através de entrevistas e estudos para identificar tanto nas práticas pedagógicas quanto nos livros didáticos das disciplinas de História, Geografia e Ciências: (a) a presença ou ausência do SAB como referência para as práticas e os textos didáticos analisados, (b) o espaço de importância que ocupa o SAB nas práticas pedagógicas e nos textos didáticos que o incorporam e (c), o SAB que emerge nas práticas pedagógicas e nos textos didáticos que o incorporam como referência contextual, a ‘região-problema’ ou a ‘região viável’. Depois de identificar a ausência do SAB nas práticas pedagógicas e sua inclusão como ‘região-problema’ nos livros didáticos, o trabalho propõe algumas práticas pedagógicas facilitadoras da contextualização crítica da educação para a convivência transformadora com o SAB em geral e com o semiárido de São José do Egito-PE em particular, entre elas uma metodologia para a ‘construção coletiva’ de ‘projetos de vida comunitários’ inspirados nas histórias, potencialidades, saberes, experiências, desafios e sonhos locais.
Abstract: El trabajo se enmarca en al contexto de las discusiones de la educación contextualizada para la convivencia con el Semiarido Brasileño (SAB) a través de la línea de investigación prácticas pedagógicas. El objetivo es proponer prácticas pedagógicas que contribuyan a la contextualización crítica de la educación para la convivencia transformadora con el semiarido, a partir de la visión emergente del SAB como ‘región viable’, que se inspira en sus potencialidades, cuestionando la distancia existente entre el currículo, el libro didáctico y la realidad local, que resulta en la educación descontextualizada actual. Una investigación fue desarrollada en dos escuelas rurales del município de São José do Egito-PE a través de entrevistas y estudios para identificar tanto en las prácticas pedagógicas como en los libros didáticos de las disciplinas de Historia, Geografía e Ciencias: (a) la presencia o ausência del SAB como referencia para las prácticas pedagógicas y los textos didáticos analisados, (b) el espacio de importância que ocupa el SAB en las prácticas pedagógicas y los textos didáticos que lo incorporan, y (c) el SAB que emerge en las prácticas pedagógicas y los textos didáticos que lo incorporan como referencia contextual, la ‘región-problema’ o la ‘región viable’. Después de identificar la ausência del SAB en las prácticas depdagógicas y su inclusión como ‘regiónproblema’ en los libros didáticos, el trabajo propone algunas prácticas pedagógicas facilitadoras de la contextualización critica de la educación para la convivência transformadora con el SAB en general y con el semiárido de Sao José do Egito-PE en particular, entre ellas una metodologia para la ‘construcción colectiva’ de ‘proyectos de vida comunitários’ inspirados en las historias, potencialidades, saberes, experiências, desafios y aspiraciones locales.
Keywords: Educação contextualizada
Semiárido paraibano
Semiárido brasileiro
Contextualização crítica da educação
Convivência com o semiárido
Projetos de vida comunitários
Contextualized Education
Paraiban semiarid  
Brazilian semiarid
Critical contextualization of education
Living with the semiarid
Community life projects
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8724
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDRINO PEREIRA NETO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfAlexandrino Pereira Neto - TCC ESP. Educação Contextualizada 2011. 447.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.