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Title: A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).
Other Titles: The return of the white wing: the influence of contextualized education in the construction of the identity of the Xucuru de Ororubá people (Pesqueira-PE).
???metadata.dc.creator???: SILVA, Célio da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Alba Cleide Calado.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Keywords: Cultura indígena;Educação contextualizada;Identidade;Território povo Xukuru de Ororubá;Indigenous culture;Contextualized education  ;Identity;Xukuru People's Territory of Ororuba
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Célio da. A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE). 2011. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como objetivo compreender a construção da identidade do povo Xukuru de Ororubá, na cidade de Pesqueira-PE, através da educação contextualizada, considerando a luta pela terra, os processos migratórios da comunidade e as práticas culturais que afirmam as propostas de educação comunitária, específica, diferenciada e intercultural, a partir da implantação do currículo e do projeto político-pedagógico. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, amparado na abordagem qualitativa, história oral e observação participante. O estudo aponta que os espaços das práticas educativas do povo Xucuru e o projeto político pedagógico constituído para/pela educação indígena são meios de manter viva a cultura da etnia indígena, oportunizando esse povo a ser educado no seu contexto. Consideramos que a volta da apropriação do território ao povo Xucuru tem contribuído para a afirmação da identidade indígena, sendo possível a partir da perspectiva da educação contextualizada como estabelece seu projeto político-pedagógico.
Abstract: This monograph has as objective to understand the construction of the identity of the people Xukuru of Ororubá, in the city of Fishing-foot, through the education contextualized, considering the fight for the earth, the community's migratory processes and the cultural practices that they affirm the proposals of community education, it specifies, differentiated and intercultural, starting from the to implant of the curriculum and of the pedagogic political project. Methodology, the research he/she/it characterizes as a case study, aided in the qualitative handle, oral History and participant observation. This study points that the spaces of the educational practices of the people Xucuru and the project politicize pedagogic constituted the indigenous education they are means of maintaining he/she lives the culture of indigenous head office, opportunyng that people to be educated in its context. We considered that the turn of the appropriation of the territory of the people Xucuru contributed to the statement of the indigenous identity, being possible starting from the perspective of the education contextualized.
Keywords: Cultura indígena
Educação contextualizada
Identidade
Território povo Xukuru de Ororubá
Indigenous culture
Contextualized education  
Identity
Xukuru People's Territory of Ororuba
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

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