Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Alba Cleide Calado.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, A. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9371569091580634pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.referee2VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo compreender a construção da identidade do povo Xukuru de Ororubá, na cidade de Pesqueira-PE, através da educação contextualizada, considerando a luta pela terra, os processos migratórios da comunidade e as práticas culturais que afirmam as propostas de educação comunitária, específica, diferenciada e intercultural, a partir da implantação do currículo e do projeto político-pedagógico. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, amparado na abordagem qualitativa, história oral e observação participante. O estudo aponta que os espaços das práticas educativas do povo Xucuru e o projeto político pedagógico constituído para/pela educação indígena são meios de manter viva a cultura da etnia indígena, oportunizando esse povo a ser educado no seu contexto. Consideramos que a volta da apropriação do território ao povo Xucuru tem contribuído para a afirmação da identidade indígena, sendo possível a partir da perspectiva da educação contextualizada como estabelece seu projeto político-pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis monograph has as objective to understand the construction of the identity of the people Xukuru of Ororubá, in the city of Fishing-foot, through the education contextualized, considering the fight for the earth, the community's migratory processes and the cultural practices that they affirm the proposals of community education, it specifies, differentiated and intercultural, starting from the to implant of the curriculum and of the pedagogic political project. Methodology, the research he/she/it characterizes as a case study, aided in the qualitative handle, oral History and participant observation. This study points that the spaces of the educational practices of the people Xucuru and the project politicize pedagogic constituted the indigenous education they are means of maintaining he/she lives the culture of indigenous head office, opportunyng that people to be educated in its context. We considered that the turn of the appropriation of the territory of the people Xucuru contributed to the statement of the indigenous identity, being possible starting from the perspective of the education contextualized.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725-
dc.date.accessioned2019-10-31T12:27:02Z-
dc.date.available2019-10-31-
dc.date.available2019-10-31T12:27:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTerritório povo Xukuru de Ororubápt_BR
dc.subjectIndigenous culturept_BR
dc.subjectContextualized education  pt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectXukuru People's Territory of Ororubapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Célio da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe return of the white wing: the influence of contextualized education in the construction of the identity of the Xucuru de Ororubá people (Pesqueira-PE).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Célio da. A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE). 2011. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÉLIO DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfCélio da Silva - TCC ESP. Educação Contextualizada 2011. 479.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.