Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727
Title: O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.
Other Titles: The school curriculum in the view of teachers of schools of the municipal network of Sumé.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Idelsuite de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ZAIDAN, Humberto Actis.
Keywords: Educação contextualizada;Currículo escolar;Semiárido;Contextualized education  ;School curriculum  ;Semiarid
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: A intenção deste trabalho é compreender o currículo escolar no entendimento de educadores de duas escolas do ensino fundamental I do município de Sumé. Este estudo envolveu dezoito professores graduados e alguns destes com pós-graduação. O procedimento utilizado foi o questionário como coleta de informações, o instrumento foi elaborado com questões abertas e questões fechadas. A abordagem recai sobre o currículo e questiona esses educadores sobre assuntos em torno do mesmo: como o trabalho em sala de aula, como são trabalhados os temas locais, as fontes de pesquisas que dão suporte ao trabalho do professor, a construção do currículo, o ensino no cariri paraibano e a seleção de conteúdos. Os resultados indicam que o assunto currículo escolar praticamente não faz parte das discussões pedagógicas das escolas envolvidas nessa pesquisa. O entendimento de grande parte dos educadores pesquisados é que o currículo são as ações desenvolvidas no ambiente escolar, embora esta compreensão seja mais no sentido de currículo como conteúdos programáticos. O estudo detecta uma lacuna entre Semiárido e o trabalho em sala de aula destes professores.
Abstract: This work aims to understand the school curriculum in the understanding of educators in two elementary schools in the municipality of Sumé. This study involved eighteen graduated teachers and some of them are post graduated. The procedure for data collection was a questionnaire designed with open and closed questions.The approach rests on the curriculum and it questions teachers about these issues around it:how the work in the classroom is; how local issues are worked, research sources which support the work of the teacher, the construction of curriculum, teaching in the Cariri area of Paraiba and the content selection. The results indicate that the subject curriculum is hardly ever part of the pedagogical discussions of the schools involved in this research.The understanding of many part of the educators surveyed is that the curriculum are the actions undertaken in the school environment, although this understanding is more to curriculum as a syllabus.The study detects a gap between the Semiaridissue and the work these teachers in classroom.
Keywords: Educação contextualizada
Currículo escolar
Semiárido
Contextualized education  
School curriculum  
Semiarid
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ EGNALDO ALVES DE ARAÚJO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfJosé Egnaldo Alves de Araújo - TCC ESP. Educação Contextualizada 2011.456.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.