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dc.creator.IDVALENCIO, F. T. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4170467302728593pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Marcelo Costa.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Marcelo Costa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409130137153860pt_BR
dc.contributor.referee1VIDERES, Ariele Rodrigues Nóbrega.-
dc.contributor.referee2SILVA, Cícera Renata Diniz Vieira.-
dc.description.resumoDentre as principais emergências que ameaçam a vida, a Parada Cardiorrespiratória (PCR) é considerada a mais complexa, uma vez que sua chance de sobrevida está diretamente ligada a seu atendimento, que deve ser rápido, seguro e eficaz. O estudo objetivou averiguar os conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior pública sobre o Suporte Básico e Avançado de Vida na Parada Cardiorrespiratória. Trata-se de um estudo de campo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com 29 acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras-PB. Foi utilizado para coleta de dados uma entrevista semiestruturada, que aconteceu no mês de Dezembro de 2014, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da instituição de ensino. Para a análise de dados se utilizou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre, obtendo-se sete discursos coletivos. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Entre os 29 acadêmicos entrevistados 22 eram do sexo feminino e 07 do sexo masculino, a média de idade foi de 23 anos, em relação ao estado de origem houve a predominância de alunos do Estado da Paraíba, constatando alunos de outros estados como Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e São Paulo. Durante os discursos foi possível perceber o despreparo e a insegurança dos acadêmicos relacionados à PCR, a falta de práticas os deixa receosos, responsabilizando a instituição de ensino por não disponibilizar ambientes que os preparem melhor às situações de estresse. Evidenciou-se a fragilidade no conhecimento sobre Suporte Básico e Avançado de Vida, assim como os sinais da Parada Cardiorrespiratória. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação acadêmica dos futuros enfermeiros, através do aumento das práticas para aproximação dos acadêmicos da realidade que irão enfrentar, diminuindo essa lacuna existente no aprendizado. Além disso, é imprescindível ampliar as redes de parcerias com as instituições de saúde, a fim de elevar o leque de opções de campo de práticas e consequentemente contribuir com processo de aprendizagem dos alunos em situações de Suporte Básico de e Avançado de Vida na Parada Cardiorrespiratória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleSuporte básico e avançado de vida na parada cardiorrespiratória: conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior pública.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractAmong the major emergencies that threats life, Cardiopulmonary Arrest (CPA) is considered the most complex once their chance of survival is directly related to its care, which should be fast, safe and effective. The study is aimed to investigate the knowledge of nursing students of a public higher education institution on the Basic Support and Advanced Life in Cardiopulmonary Resuscitation. This is a descriptive field study within a qualitative approach which was conducted with 29 nursing students at the Federal University of Campina Grande campus Cajazeiras-PB. It was used for the data collection a semi-structured interview, which took place in December 2014, after approval by the Ethics and Research Committee of the educational institution. For data analysis we used the technique of the Collective Subject Discourse (DSC) proposed by Lefèvre and Lefèvre, resulting in 07 collective discourses. All stages of the research rigorously followed the National Health Council Resolution 466/2012. Among the 29 students interviewed 23 were female and 07 were male with mean age of 23 years, with a predominance of students from the Paraíba state, besides students from other states, for instance, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas and São Paulo. During the talks it was revealed the lack of training and the insecurity of academics related to PCR, the lack of practice leaves afraid, blaming the educational institution for not providing environments that prepares them better to stressful situations. The weakness was evident in knowledge about Basic Support and Advanced Life as well as the signs of Cardiopulmonary Resuscitation. So, it is needed to strengthen the academic training of future nurses by increasing the practical approach to the academic reality they will face by reducing the gap in learning. In addition, it is essential to expand the network of partnerships with health institutions in order to increase the range of field practice options and consequently contribute to the learning process of students in basic life support situations and Advanced Life in Cardiopulmonary Arrest.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8736-
dc.date.accessioned2019-10-31T14:23:25Z-
dc.date.available2019-10-31-
dc.date.available2019-10-31T14:23:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectParada cardíacapt_BR
dc.subjectRessuscitação cardiopulmonarpt_BR
dc.subjectNursing carept_BR
dc.subjectCardiac arrestpt_BR
dc.subjectCardiopulmonary resuscitationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVALÊNCIO, Fernanda Thamy Feitosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBasic and advanced life support in cardiopulmonary arrest: knowledge of nursing students from a public higher education institution.pt_BR
dc.identifier.citationVALÊNCIO, Fernanda Thamy Feitosa. Suporte básico e avançado de vida na parada cardiorrespiratória: conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. 2015. 62f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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