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dc.contributor.advisor1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.advisor1IDCUNHA, A. C. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012952628967797pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stela Márcia de Moraes.-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de algumas reflexões acerca da abordagem do tema da sexualidade, levando em consideração seus desdobramentos para a Educação Fundamental I. Consistiu analisar a atividade pedagógica frente ao tema sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental 1° ciclo. Deste modo, buscamos mapear as dificuldades encontradas pelos educadores para desenvolver diálogo e esclarecer as dúvidas das crianças sobre sexualidade, discutir a formação continuada para educadores no enfrentamento em trabalhar sobre a sexualidade na escola e também identificar qual a concepção dos docentes sobre a sexualidade. O presente estudo tem como metodologia uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa realizada em duas escolas uma da rede municipal e outra da rede estadual de educação do município de Cajazeiras - PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário constituído por 7 questões abertas envolvendo o tema sexualidade. O questionário foi distribuído e aplicado com 8 professores que ministram aulas para os anos inicias do ensino fundamental. A partir dos dados obtidos, foi possível fazer a interpretação com a construção de quadros e análise descritiva. De maneira geral, podemos concluir ainda, a falta de aprofundamento teórico perante os professores em trabalhar essa temática para uma educação coerente para se formar cidadãos que possam refletir e tomar suas decisões respeitando a si próprio e ao outro perante a sua sexualidade. Os dados demonstram que, os professores não estão capacitados para discutirem dentro da sala de aula em relação a sexualidade. Dessa forma, investir em formações continuadas que garantam ou possibilitem a preparação dos docentes para saberem lidar com as descobertas e dificuldades de seus alunos. Assim os professores se tornam mais preparados para se posicionar dentro da sala de aula, enfrentando de forma consciente as transformações que cada criança passa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePercepções e conceitos das professoras do fundamental I sobre a sexualidade.pt_BR
dc.date.issued2016-05-18-
dc.description.abstractThis work is the result of some reflections on the theme of sexuality approach, taking into account its impact on the elementary education I .Consisted analyze the pedagogical activity against the theme sexuality in the early years of elementary school 1st cycle. Thus, we seek to map out the difficulties encountered by educators to develop dialogue and answer questions from children about sexuality, discuss the continuing education for educators in confronting working on sexuality in school and identify the design of teaching on sexuality. This study's methodology field research with approach qualitative carried out in two schools with a communal network and one of the state of education in the city of Cajazeiras - PB. The instrument used for data collection was a questionnaire consisting of seven open questions involving the theme sexuality. The questionnaire was distributed and applied to eight teachers who teach classes for the initial years of elementary school. From the date obtained, it was possible to interpret the construction of tables and descriptive analysis. In general, we can still conclude, the lack of theoretical study before the teachers working with this topic for a coherent education to form citizens who can think and make decisions respecting yourself and others before his sexuality. The date show that teachers are not able to discuss in the classroom in relation to sexuality.Of that way, investing in continuing education to ensure or allow the preparation of teachers to know how to deal with the findings and difficulties of his students. So teachers become better prepared to position themselves within the classroom, facing consciously transformations that each child spends.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8739-
dc.date.accessioned2019-10-31T14:49:37Z-
dc.date.available2019-10-31-
dc.date.available2019-10-31T14:49:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidade - Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectSexuality - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Márcia Rosalva Rodriguês da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerceptions and concepts of elementary school teachers about sexuality.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Márcia Rosalva Rodrigues da. Percepções e conceitos das professoras do fundamental I sobre a sexualidade. 2016. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
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MÁRCIA ROSALVA RODRIGUES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfMárcia Rosalva Rodrigues da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2016. 1.52 MBAdobe PDFView/Open


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