Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8741
Title: Arte e educação: a experiência de uma associação cultural no alto sertão paraibano.
Other Titles: Art and education: the experience of a cultural association in the Paraíba highlands.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Tamara Soleanne da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Geranilde Costa e.
Keywords: Arte e educação - sertão paraibano;Conhecimento;Desenvolvimento integral;Art and education - sertão paraibano;Knowledge;Integral Development
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Tamara Soleanne da Silva. Arte e educação: a experiência de uma associação cultural no alto sertão paraibano. 2014. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda a Arte, sua inserção na educação e as possíveis contribuições para o desenvolvimento integral dos educandos, bem como a experiência de uma Associação Cultural sediada no município de Poço de José de Moura-PB que desenvolve ações de arte e cultura. Esta investigação interrogou em quais aspectos a arte influencia na formação de crianças e adolescentes. Assim, este trabalho monográfico teve por objetivos evidenciar o papel singular da Arte na construção do conhecimento, bem como, favorecer aos professores a reflexão acerca das possibilidades pedagógicas do trabalho com a Arte, além de identificar as contribuições das vivências artísticas da Associação Cultural para o desenvolvimento integral dos educandos e, refletir sobre o currículo escolar e o ensino em Artes. A partir deste eixo norteador, será apresentada as principais ideias de autores e pesquisadores acerca da temática, com o intuito de contribuir para uma melhor compreensão do assunto, favorecendo significativos resultados nos quais subsidiarão os profissionais da educação, mostrando que a inserção da Arte na educação é capaz de construir nos educandos um novo olhar para as coisas diárias, pois a experiência sensível com a Arte possibilita o diálogo entre o visual e o verbal. A metodologia utilizada na pesquisa foi bibliográfica e uma pesquisa de campo, na qual teve como sujeitos participantes 01 Coordenadora, 02 educadores e 02 educandos da Associação Cultural. Os estudos realizados nesta investigação a partir da pesquisa bibliográfica permitiram um conhecimento e aprofundamento teórico acerca das diversas linguagens artísticas. Permitiu também compreender e ratificar a aplicabilidade dessas diversas linguagens como potencializadoras do ensino. Os resultados deste estudo comprovam o quanto as atividades de Arte contribuem para a formação de sujeitos e consequentemente para a transformação do meio onde ele está inserido.
Abstract: This paper addresses the art, its inclusion in education and possible contributions to the integral development of students as well as the experience of a Cultural Association based in the town of Well José de Moura-PB that develops programs in art and culture. This research asked which aspects in the art influences in the formation of children and adolescents. Thus, this monograph aimed to highlight the unique role of art in the construction of knowledge, as well as encouraging teachers to reflect on the pedagogical possibilities of working with art, and identify the contributions of the artistic experiences of the Cultural Association for integral development of students and reflect on curriculum and teaching in Arts. From this guiding principle, will be presented the main ideas of authors and researchers on the theme, with the aim of contributing to a better understanding of the subject, favoring significant results in which subsidize education professionals, showing that the insertion of Arts in education is able to build in students a fresh look at everyday things, because the sensory experience with Art enables dialogue between the visual and the verbal. The methodology used in the research literature and was a field survey in which 01 participants had as subjects Coordinator, 02 teachers and 02 students of the Cultural Association. The studies conducted in this research from the literature allowed knowledge and theoretical study on the various artistic languages. Allowed also understand and confirm the applicability of these various languages such as potentiating teaching. The results of this study demonstrate how the activities of art contribute to the formation of subjects and thus to transform the environment in which it is inserted.
Keywords: Arte e educação - sertão paraibano
Conhecimento
Desenvolvimento integral
Art and education - sertão paraibano
Knowledge
Integral Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8741
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMARA SOLEANNE DA SILVA DANTAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfTamara Soleanne da Silva Dantas. Monografia Pedagogia. CFP 2014. 259.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.