Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8759
Title: Um rock do fim do mundo.
Other Titles: A rock of the end of the world.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Renêe da Cruz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Hélio Ázara de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: UHLE , Ana Rita.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRAGA , Elinaldo Menezes.
Keywords: Rock paraibano;Rock brasileiro;Cultura popular;Cajazeiras - PB;Rock no alto sertão;Paraíba Rock;Brazilian rock;Popular culture;Rock in the highland
Issue Date: 11-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Renêe da Cruz. Um rock do fim do mundo. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda a crítica social do Rock Brasileiro dos anos 1980, enfatizando o Rock do Alto Sertão, mais especificamente de Cajazeira/PB, passando pela censura do regime militar e pela redemocratização; primeiro, revisando a crítica musical dos anos 1960 e 1970, para depois analisar a crítica social do rock brasileiro na década de 80. Observa-se que os artistas dos anos 1960 e 1970 acreditavam mais no aspecto revolucionário das letras de suas composições do que mesmo no ritmo; já na segunda metade dos anos 80, com o fim do regime militar, os artistas do rock brasileiro não inseriam tanto nas suas letras aspectos políticos com o mesmo empenho dos artistas das décadas anteriores (1960, 1970), mas no decorrer dessa pesquisa vemos que no rock “oitentista”, teve bandas de destaque por suas letras politizadas. O objetivo dessa pesquisa é apontar a crítica social que as bandas “Conspiração Apocalipse” e a banda “Arlequim Rock Band” fazem através das letras e que, por desse mecanismo, procuravam expor a todos o que estava acontecendo naquela geração.
Abstract: This work approaches the social criticism of Brazilian rock from the 1980s, emphasizing rock from the Alto Sertão, specifically from Cajazeiras, going through the censorship of the military dictatorship and re-democratization, first reviewing the music criticism of the 1960s and 1970s, and then analyzing the social criticism of Brazilian Rock in the 80s; we see that the artists of the 1960s and 1970s believed in the revolutionary aspect of the lyrics, while in the second half of the 80s, with the end of the military government, Brazilian rock artists did not include political aspects in their lyrics with the same commitment of the artists of the previous decades (1960, 1970), but during this research we see that 80s’ rock had hit bands for their politicized lyrics. The objective of this research is to point out the social criticism that the bands Conspiração Apocalipse and Arlequim Rock Band did through the lyrics and thus tried to expose what was happening in this generation.
Keywords: Rock paraibano
Rock brasileiro
Cultura popular
Cajazeiras - PB
Rock no alto sertão
Paraíba Rock
Brazilian rock
Popular culture
Rock in the highland
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8759
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENÊE DA CRUZ SOUSA. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2017.pdfRenêe da Cruz Sousa. TCC. Licenciatura Plena em História.2017. 2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.