Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2862163694494909pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Hélio Ázara de.-
dc.contributor.advisor1IDÁzara, Hélio.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0636285708539932pt_BR
dc.contributor.referee1UHLE , Ana Rita.-
dc.contributor.referee2BRAGA , Elinaldo Menezes.-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a crítica social do Rock Brasileiro dos anos 1980, enfatizando o Rock do Alto Sertão, mais especificamente de Cajazeira/PB, passando pela censura do regime militar e pela redemocratização; primeiro, revisando a crítica musical dos anos 1960 e 1970, para depois analisar a crítica social do rock brasileiro na década de 80. Observa-se que os artistas dos anos 1960 e 1970 acreditavam mais no aspecto revolucionário das letras de suas composições do que mesmo no ritmo; já na segunda metade dos anos 80, com o fim do regime militar, os artistas do rock brasileiro não inseriam tanto nas suas letras aspectos políticos com o mesmo empenho dos artistas das décadas anteriores (1960, 1970), mas no decorrer dessa pesquisa vemos que no rock “oitentista”, teve bandas de destaque por suas letras politizadas. O objetivo dessa pesquisa é apontar a crítica social que as bandas “Conspiração Apocalipse” e a banda “Arlequim Rock Band” fazem através das letras e que, por desse mecanismo, procuravam expor a todos o que estava acontecendo naquela geração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleUm rock do fim do mundo.pt_BR
dc.date.issued2017-05-11-
dc.description.abstractThis work approaches the social criticism of Brazilian rock from the 1980s, emphasizing rock from the Alto Sertão, specifically from Cajazeiras, going through the censorship of the military dictatorship and re-democratization, first reviewing the music criticism of the 1960s and 1970s, and then analyzing the social criticism of Brazilian Rock in the 80s; we see that the artists of the 1960s and 1970s believed in the revolutionary aspect of the lyrics, while in the second half of the 80s, with the end of the military government, Brazilian rock artists did not include political aspects in their lyrics with the same commitment of the artists of the previous decades (1960, 1970), but during this research we see that 80s’ rock had hit bands for their politicized lyrics. The objective of this research is to point out the social criticism that the bands Conspiração Apocalipse and Arlequim Rock Band did through the lyrics and thus tried to expose what was happening in this generation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8759-
dc.date.accessioned2019-10-31T22:08:35Z-
dc.date.available2019-10-31-
dc.date.available2019-10-31T22:08:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRock paraibanopt_BR
dc.subjectRock brasileiropt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectRock no alto sertãopt_BR
dc.subjectParaíba Rockpt_BR
dc.subjectBrazilian rockpt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectRock in the highlandpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Renêe da Cruz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA rock of the end of the world.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Renêe da Cruz. Um rock do fim do mundo. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENÊE DA CRUZ SOUSA. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2017.pdfRenêe da Cruz Sousa. TCC. Licenciatura Plena em História.2017. 2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.