Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8760
Title: A MPB no ensino de história sobre a ditadura: uma análise dos livros didáticos da EEEFM. Monsenhor de Morais - Bonito de Santa Fé.
Other Titles: MPB in the teaching of history about dictatorship: an analysis of EEEFM textbooks. Monsignor de Morais - Beautiful of Santa Fe.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Pauliana Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOREIRA NETO, Mariana.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEBALLOS , Rodrigo.
Keywords: Música;Ensino de história;Música - ensino de história;Ditadura Militar;Music;History teaching;Music - History Teaching;Military dictatorship
Issue Date: 17-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Pauliana Alves de. A MPB no ensino de história sobre a ditadura: uma análise dos livros didáticos da EEEFM. Monsenhor de Morais - Bonito de Santa Fé. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização da música no Ensino de História é uma realidade crescente e imponente nas escolas brasileiras. O objetivo desta pesquisa é problematizar até que ponto a música, mais especificamente o gênero musical MPB, é tratada como documento histórico e como recurso didático. O foco será analisar o papel desempenhado pela MPB no Ensino de História, sobre o período da Ditadura Militar no Brasil, tendo como fonte primária de pesquisa os livros didáticos adotados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais, do município de Bonito de Santa Fé – PB. Será analisado como as músicas em foco são inseridas no conteúdo estudado sobre a Ditadura Militar no Brasil, tanto no corpo dos textos, como nos exercícios propostos. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, tendo como fontes primárias livros didáticos. Neste sentido, a análise será realizada utilizando os livros didáticos adotados pela referida escola nos últimos oito anos, referências bibliográficas sobre a temática e a legislação para a educação no Brasil (PCN´s e LDB). Em termos metodológicos serão utilizados os recursos de análise e comparação.
Abstract: The use of music in the teaching of history is a growing reality and imposing in Brazilian schools. The objective of this research is to problematize until At what point is music, specifically the MPB music genre, treated as historical document and as a didactic resource. The focus will be on analyzing the role played by MPB in the Teaching of History, about the period of the Military Dictatorship Brazil, having as its primary source of research the textbooks adopted in the Monsenhor Morais State School of Elementary and Secondary Education of Bonito from Santa Fe - PB. It will analyze how the songs in focus are inserted in the content studied about the Military Dictatorship in Brazil, both in the body of the texts, as in the proposed exercises. The research is bibliographic in nature and primary sources of textbooks. In this sense, the analysis will be carried out using the textbooks adopted by the referred school in the last eight years, bibliographical references on the theme and legislation for education in Brazil (PCN´s and LDB). In methodological terms the resources of analysis and comparison.
Keywords: Música
Ensino de história
Música - ensino de história
Ditadura Militar
Music
History teaching
Music - History Teaching
Military dictatorship
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8760
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULIANA ALVES DE SOUSA . TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2017.pdfPauliana Alves de Sousa. TCC. Licenciatura Plena em História.2017. 1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.