Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Uelba Alexandre do.
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, U. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1517825236992484pt_BR
dc.contributor.referee1CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.referee2SOUSA, Israel Soares de.
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar a posição do artista Belchior diante do cenário musical no início da década de 1970, momento marcado por grandes mudanças no âmbito da sociedade brasileira e principalmente no que diz respeito a cultura. Diante disso, abordaremos por meio das canções Apenas Um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo Seco do disco Alucinação de 1976, relacionando-as com entrevistas do artista no decorrer de sua carreira, sobre sua posição em defesa da renovação musical e espaço para novos artistas no cenário da música popular brasileira em decorrência da fluidez que a modernidade requeria, tendo o conceito de “modernidade líquida” elaborado por Zygmunt Bauman (2001) para fundamentação teórica sobre o contexto histórico estudado, como também é objetivo da pesquisa, compreender o momento em que se afirmava não haver mais espaço para experimentalismo musical. O método utilizado para pesquisa no primeiro capítulo é qualitativa sobre a trajetória de vida do artista, no segundo capítulo utilizamos a análise iconográfica e iconológica no tratamento das fontes de capa, contra-capa e encarte do disco como forma de melhor fundamentar o objetivo da pesquisa. No terceiro capítulo, para análise das musicas, tivemos como base os parâmetros metodológicos de análise das canções elencados por Marcos Napolitano (2002).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.title"Tudo muda e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior.pt_BR
dc.date.issued2018-12-13
dc.description.abstractThe Search aims to analyze the position of the artist Belchior on the music scene in the early 70‟s, a moment marked by great changes within Brazilian society and especially in what concerns to culture. Therefore, we are going to approach the songs Apenas Um Rapaz Latino Americano, Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais e Apalo of the Alucinação disc of 1976, relating them to interviews of the artist throughout the course of his career, his position in defense of musical renewal and space for new artists in Brazilian popular music, due to the fluidity that modernity required. Having the concept of "liquid modernity" created by Zygmunt Bauman (2001), as theoretical fundaments about the historical context studied, it is a purpose of the research as well, understanding the time in which it was stated that there is no more room for musical experimentalism. The method used for searching in the first chapter is qualitative about the artist‟s life journey; in the second chapter, we used an iconographic and iconológical analysis in the treatment of the sources of cover, back cover and disc insert as a way to better ground the research objective. In the third chapter, for analysis of the songs, we had as base the methodológical parameters of analysis of the songs listed by Marcos Napolitano (2002).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8772
dc.date.accessioned2019-11-01T11:26:05Z
dc.date.available2019-11-01
dc.date.available2019-11-01T11:26:05Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectRenovação musicalpt_BR
dc.subjectDécada de 1970pt_BR
dc.subjectBelchiorpt_BR
dc.subjectAlucinaçãopt_BR
dc.subjectBrazilian Musicpt_BR
dc.subjectMusical Renewalpt_BR
dc.subject1970spt_BR
dc.subjectHallucinationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGARRIDO, Francisco Airton Martins.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"Everything changes and rightly so": the song as a way of expressing and defending the new in Brazilian popular music in the 1970s. Analysis of the Elephant Hallucination (1976) by singer-songwriter Belchior.pt_BR
dc.identifier.citationGARRIDO, Francisco Airton Martins. "Tudo muda, e com toda razão": a canção como forma de expressão e defesa do novo na música popular brasileira na década de 1970. Análise do elepê Alucinação (1976) do cantor e compositor Belchior. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO AIRTON MARTINS GARRIDO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2018.pdfFrancisco Airton Martins Garrido. TCC. Licenciatura Plena em História. 2018.942.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.