Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8785
Title: “Olha o Passarinho!”: cultura fotográfica no sertão da paraíba a partir da coleção familiar de um fotógrafo (cajazeiras, 1930-1980).
Other Titles: “Look at the Birdie!”: Photographic culture in the sertão da Paraíba from a photographer's family collection (cajazeiras, 1930-1980).
???metadata.dc.creator???: ABREU, Lais Tavares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: UHLE, Ana Rita.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CEBALLOS , Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA NETO , Mariana.
Keywords: Fotografia;Cultura fotográfica;Fotografo - memoria;Photography;Photographic culture;Photographer - memory
Issue Date: 19-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Lais Tavares. “Olha o Passarinho!”: cultura fotográfica no sertão da paraíba a partir da coleção familiar de um fotógrafo (cajazeiras, 1930-1980). 2017. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por finalidade explorar a cultura fotográfica da cidade de Cajazeiras no período de 1930 a 1980. Essa cultura fotográfica que é a questão central dessa pesquisa pode ser entendida pelo modo como se dá a produção, a circulação e o consumo da fotografia nessa sociedade, ou seja, buscando compreender como as pessoas se apropriavam desse meio como forma de perpetuação de suas imagens e como se dava a inserção e a manutenção do ser fotógrafo nesse espaço, uma vez que o hábito de colecionar fotografias está presente na maioria das famílias desde a sua disseminação. Para a pesquisa que ora se apresenta, a colaboração da família do fotógrafo José Cavalcante, que atuou na cidade durante as décadas de 50 e 60 do século XX, foi primordial, fornecendo sua coleção fotográfica, e colaborando através de suas memórias, tanto sobre a vida e profissão de José Cavalcante, quanto com informações das imagens analisadas.
Abstract: The present work aims to explore the photographic culture of the city of Cajazeiras at the period from 1930 to 1980. This photographic culture, which is the central question of this research, can be understood by the production, the circulation and the consumption of photography in this society, that is, trying to understand how people appropriated this mean as a way of perpetuating their images and how was the insertion and maintenance of being a photographer in this space, since the habit of collecting photographs is present in most families since its dissemination. For the research that is presented today, the collaboration of the family of the photographer José Cavalcante, who acted in the city during the 50s and 60s of the 20th century, was primarily, providing his photographic collection, and collaborating through his memories, both about the life and the profession of José Cavalcante, as well as information from the analyzed images.
Keywords: Fotografia
Cultura fotográfica
Fotografo - memoria
Photography
Photographic culture
Photographer - memory
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8785
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAIS TAVARES DE ABREU. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2017.pdfLais Tavares Abreu. TCC. Licenciatura Plena em História.2017. 3.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.