Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, D. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930606755335778pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1BUENO, Ioneida Ramalho.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lurdes.-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objeto de estudo o ensino e aprendizagem da ortografia nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Os objetivos que nortearam a pesquisa foram: analisar o ensino da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental; refletir sobre o desempenho ortográfico dos estudantes; investigar o domínio teórico dos professores acerca da ortografia e ainda conhecer as práticas de ensino da ortografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia teve um caráter exploratório. Realizou- se um estudo teórico preliminar referente ao objeto de pesquisa, que teve como objetivo conhecer as teorias e conceitos existentes que podem ser aplicados à problemática de estudo. A última etapa dessa investigação constituiu-se de uma pesquisa participante, a qual caracterizou-se pelo envolvimento do pesquisador e dos pesquisados, ambos identificam os problemas, buscam conhecer o que já é conhecido a respeito do problema, discutem as possíveis soluções e partem para a ação seguida de uma avaliação dos resultados obtidos. Participaram da pesquisa seis alunos e um professor. Teve como locus de pesquisa uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Sousa-PB. A pesquisa nos permitiu concluir que os professores dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, de modo geral, continuam sem ter uma base teórica eficiente para trabalhar pedagogicamente com o ensino da ortografia. No que concerne ao desempenho ortográfico dos estudantes foi possível perceber que todos eles apresentaram grandes dificuldades para com a escrita correta das palavras isso porque o ensino da ortografia apresentava grandes lacunas. Diante dos estudos acerca do tema foi possível compreender que o processo de sistematização e de memorização da norma culta demanda conhecimentos, saberes e competências profissionais, uma vez que precisamos de um aporte teórico para trabalhar de modo coerente cada caso específico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-11-19-
dc.description.abstractThis research had as object of study teaching and learning of orthography in Early Years of Elementary School. The goals that guided the research were to analyze the teaching of orthography in the early years of primary education; reflect on the orthographic student performance; investigate the theoretical domain of teachers about the orthography and also to know the teaching practices of orthography in Early Years of Elementary School. The methodology had an exploratory character. We conducted a preliminary theoretical study regarding the research object, which aimed to assess the existing theories and concepts that can be applied to the problematic studying. The last stage of this research consisted of a participatory research, which was characterized by the involvement of the researcher and the researched, both identify problems, seek to know what is already known about the problem, discuss possible solutions and depart to the action followed by an assessment of the results. The participants were six students and a teacher. Had as research locus a Public Elementary School, situated in Sousa-PB. The research allowed us to conclude that Early Years’ teachers of Elementary School, in general, still do not have an efficient theoretical basis for working pedagogically with the teaching of orthography. Regarding the students’ orthographic performance, it was revealed that all of them had great difficulty with the correct writing of this word because the teaching of orthography had large gaps. Therefore studies on the subject, it was possible to understand that the process of systematization and storage of cultural norms demand expertise, knowledge and professional skills, since we need a theoretical framework to work consistently each specific case.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8786-
dc.date.accessioned2019-11-01T21:28:32Z-
dc.date.available2019-11-01-
dc.date.available2019-11-01T21:28:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectOrthographypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Damaris Nobre.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning spelling in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Damaris Nobre. Ensino e aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAMARIS NOBRE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfDamaris Nobre Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2015.4.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.