Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, M. G. Q.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0094492467082399pt_BR
dc.contributor.advisor1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.-
dc.contributor.advisor1IDQUEIROGA, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587726556477554pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.referee2CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.description.resumoO presente trabalho trata da importância da literatura infantil como instrumento para discussão sobre as questões gênero na sala de aula do Ensino Fundamental I. Esse trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica. Para a fundamentação teórica deste estudo tomamos como base o trabalho dos seguintes autores: Ariès (2016), Cademartori (2010), Coelho (2000/2010), Louro (1997), Scott (1995), Vianna e Unbehaum (2004), Zilberman (2003), entre outros. Recorremos, também, aos documentos oficiais da educação: Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988), LDB (BRASIL, 1996), PCN (BRASIL, 1997), PNE (BRASIL, 2001/2014). Buscamos entrelaçar conceitos de gênero com as representações construídas pelas ideias e opiniões da sociedade acerca das questões de gênero, com a intenção de verificar de que forma o conceito de gênero aparece nos documentos oficiais. Apresentamos a literatura infantil como um recurso pedagógico que pode colaborar para desconstruir os preconceitos historicamente formados no meio social e defendemos que o espaço escolar, enquanto âmbito das práticas pedagógicas, precisa debater sobre as relações de gênero com as crianças, especialmente baseados no princípio de que os corpos são constituídos na e pela cultura. Para tanto, apresentamos os conceitos de criança e infância e sua relação com a escola e com a literatura infantil, sabendo que esta é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O ponto analítico do trabalho se situa nas questões de gênero discutidas a partir dos contos de fadas Cinderela, de Charles Perrault (1697/2015) e Príncipe Cinderelo, de Babette Cole (2000). Neste sentido, procuramos destacar as relações da literatura com o meio social, mostrando de que forma as representações de gênero e também atitudes e conceitos estão enraizados em nossa sociedade. Os contos de fadas são um importante recurso para trabalhar a desconstrução dos valores, normas e padrões impostos pela sociedade, principalmente no que diz respeito às construções sociais de homens e mulheres. A intenção dessa pesquisa é apontar para uma visão emancipatória das relações de gênero na sala de aula, sendo a escola um espaço de socialização, discussão e questionamento desta temática e não da reprodução de desigualdades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCinderela e príncipe cinderelo: feminilidade e masculinidade nos contos de fadas.pt_BR
dc.date.issued2018-03-07-
dc.description.abstractThis monographic work concerns the importance of children's literature as an instrument for discussion about gender issues in the classroom of Elementary School. The theoretical framework to carry out this bibliographical research is based on: Ariès (2016), Cademartori (2010), Coelho (2000/2010), Louro (1997), Scott (1995), Vianna e Unbehaum (2004), Zilberman (2003), among others. We also used official education documents such as: Brazilian Federal Constitution (BRASIL, 1988), LDB (BRASIL, 1996), PCN (BRASIL, 1997), PNE (BRASIL, 2001/2014). Here we intertwine concepts of gender with the representations constructed by the ideas and opinions of society about gender relations with the intention of investigating how the concept of gender appears in official documents. We present children's literature as a pedagogical resource which can collaborate to break historically deep-rooted prejudices in the social environment and we argue that the school space, as a framework for pedagogical practices, may discuss gender relations with children, especially based on the principle that bodies are constituted in and by culture. We present the concepts of children and childhood and their relation to school and children‟s literature as a path that leads children to the development of imagination, emotions and feelings in a pleasurable and meaningful way. This work also has an analysis of gender issues through classical and modern fairy tales, Cinderela, by Charles Perrault (1697/2015) and Príncipe Cinderelo, by Babette Cole (2000). In this sense, we shed light on literature and its relations with social milieu showing how gender representations, as well as, attitudes and concepts are deep-rooted in our society. Fairy tales are important resources to break prejudices, morals, norms and standards imposed by society, mainly about the way men and women are socially constructed. The purpose of this work is to suggest an emancipatory view of gender relations in the classroom, and school as space of socialization and debates of these issues and not a space for the reproduction of inequalities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8787-
dc.date.accessioned2019-11-01T21:30:00Z-
dc.date.available2019-11-01-
dc.date.available2019-11-01T21:30:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectRelações de gênero - sala de aulapt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectGender Issuespt_BR
dc.subjectMasculinitypt_BR
dc.subjectFemininitypt_BR
dc.subjectGender Relations - Classroompt_BR
dc.subjectFairy Talept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Marília Garcia de Queiroga.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinderella and Prince Cinderella: Femininity and Masculinity in Fairy Tales.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Marília Garcia de Queiroga. Cinderela e príncipe cinderelo: feminilidade e masculinidade nos contos de fadas. 2018. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARÍLIA GARCIA DE QUEIROGA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMarília Garcia de Queiroga Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2018. 514.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.