Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8787
Title: Cinderela e príncipe cinderelo: feminilidade e masculinidade nos contos de fadas.
Other Titles: Cinderella and Prince Cinderella: Femininity and Masculinity in Fairy Tales.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Marília Garcia de Queiroga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
Keywords: Literatura infantil;Questões de gênero;Masculinidade;Feminilidade;Relações de gênero - sala de aula;Contos de fadas;Children's Literature;Gender Issues;Masculinity;Femininity;Gender Relations - Classroom;Fairy Tale
Issue Date: 7-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Marília Garcia de Queiroga. Cinderela e príncipe cinderelo: feminilidade e masculinidade nos contos de fadas. 2018. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho trata da importância da literatura infantil como instrumento para discussão sobre as questões gênero na sala de aula do Ensino Fundamental I. Esse trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica. Para a fundamentação teórica deste estudo tomamos como base o trabalho dos seguintes autores: Ariès (2016), Cademartori (2010), Coelho (2000/2010), Louro (1997), Scott (1995), Vianna e Unbehaum (2004), Zilberman (2003), entre outros. Recorremos, também, aos documentos oficiais da educação: Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988), LDB (BRASIL, 1996), PCN (BRASIL, 1997), PNE (BRASIL, 2001/2014). Buscamos entrelaçar conceitos de gênero com as representações construídas pelas ideias e opiniões da sociedade acerca das questões de gênero, com a intenção de verificar de que forma o conceito de gênero aparece nos documentos oficiais. Apresentamos a literatura infantil como um recurso pedagógico que pode colaborar para desconstruir os preconceitos historicamente formados no meio social e defendemos que o espaço escolar, enquanto âmbito das práticas pedagógicas, precisa debater sobre as relações de gênero com as crianças, especialmente baseados no princípio de que os corpos são constituídos na e pela cultura. Para tanto, apresentamos os conceitos de criança e infância e sua relação com a escola e com a literatura infantil, sabendo que esta é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O ponto analítico do trabalho se situa nas questões de gênero discutidas a partir dos contos de fadas Cinderela, de Charles Perrault (1697/2015) e Príncipe Cinderelo, de Babette Cole (2000). Neste sentido, procuramos destacar as relações da literatura com o meio social, mostrando de que forma as representações de gênero e também atitudes e conceitos estão enraizados em nossa sociedade. Os contos de fadas são um importante recurso para trabalhar a desconstrução dos valores, normas e padrões impostos pela sociedade, principalmente no que diz respeito às construções sociais de homens e mulheres. A intenção dessa pesquisa é apontar para uma visão emancipatória das relações de gênero na sala de aula, sendo a escola um espaço de socialização, discussão e questionamento desta temática e não da reprodução de desigualdades.
Abstract: This monographic work concerns the importance of children's literature as an instrument for discussion about gender issues in the classroom of Elementary School. The theoretical framework to carry out this bibliographical research is based on: Ariès (2016), Cademartori (2010), Coelho (2000/2010), Louro (1997), Scott (1995), Vianna e Unbehaum (2004), Zilberman (2003), among others. We also used official education documents such as: Brazilian Federal Constitution (BRASIL, 1988), LDB (BRASIL, 1996), PCN (BRASIL, 1997), PNE (BRASIL, 2001/2014). Here we intertwine concepts of gender with the representations constructed by the ideas and opinions of society about gender relations with the intention of investigating how the concept of gender appears in official documents. We present children's literature as a pedagogical resource which can collaborate to break historically deep-rooted prejudices in the social environment and we argue that the school space, as a framework for pedagogical practices, may discuss gender relations with children, especially based on the principle that bodies are constituted in and by culture. We present the concepts of children and childhood and their relation to school and children‟s literature as a path that leads children to the development of imagination, emotions and feelings in a pleasurable and meaningful way. This work also has an analysis of gender issues through classical and modern fairy tales, Cinderela, by Charles Perrault (1697/2015) and Príncipe Cinderelo, by Babette Cole (2000). In this sense, we shed light on literature and its relations with social milieu showing how gender representations, as well as, attitudes and concepts are deep-rooted in our society. Fairy tales are important resources to break prejudices, morals, norms and standards imposed by society, mainly about the way men and women are socially constructed. The purpose of this work is to suggest an emancipatory view of gender relations in the classroom, and school as space of socialization and debates of these issues and not a space for the reproduction of inequalities.
Keywords: Literatura infantil
Questões de gênero
Masculinidade
Feminilidade
Relações de gênero - sala de aula
Contos de fadas
Children's Literature
Gender Issues
Masculinity
Femininity
Gender Relations - Classroom
Fairy Tale
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8787
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARÍLIA GARCIA DE QUEIROGA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMarília Garcia de Queiroga Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2018. 514.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.