Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8788
Title: A Dança como Recurso de Ensino Aprendizagem.
Other Titles: Dance as a Teaching Learning Resource.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Núbya Analiany de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Dança;Metodologia;Formação de professores;Dance;Methodology;Teacher training
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Núbya Analiany de Oliveira. A Dança como Recurso de Ensino Aprendizagem. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo teve por tema: A dança como recurso de ensino aprendizagem. Contribuindo assim na aprendizagem, na criatividade, e integração dos alunos quanto aos conteúdos estudados na escola. A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar a dança como recurso de ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: Identificar a dança como instrumento metodológico usado pelo professor dentro do espaço escolar; Analisar o uso da dança como socializadora da aprendizagem; Investigar que conhecimentos têm os educadores sobre o uso da dança no processo de ensino-aprendizagem; Identificar as atividades que envolvem a dança e a adequação dessas atividades ao processo didático. Destacamos o tipo e caráter da pesquisa como uma análise qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com seis professoras três atuam na educação infantil e três nos anos iniciais do ensino fundamental, numa escola pública na cidade de Sousa- PB. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A análise dos dados obtidos foi feita através do estudo qualitativo das respostas elaboradas através dos questionários, assim como das observações feitas durante algumas visitas às escolas, fazendo analises das falas a luz da teoria que foi desenvolvida através de leituras de materiais bibliográficos. Com conclusões para o momento, o estudo do tema contribui sobremaneira para nossa formação em pedagogia.
Abstract: The study Theme: Dance like learning teaching resource. Thus contributing to learning, creativity, and integration of the students about the contents studied in school. The research aimed to investigate dance as a teaching and learning resource. And the following objectives: Identify the dance as a methodological tool used by the teacher in the school; Analyze the use of dance as socializing learning; Investigate what knowledge have educators on the use of dance in the teaching-learning process; Identify activities that involve dance and the adequacy of these activities to the educational process. We highlight the type and nature of the research as a qualitative analysis. The research was conducted with six three teachers working in early childhood education and three in the early years of elementary school, a public school in the city of Sousa- PB. To collect data we used two instruments, namely: questionnaire and observation. The data analysis was performed using the qualitative study of elaborate responses from the questionnaires, as well as some of the observations made during visits to schools, making analysis of the speeches the light of the theory that was developed through bibliographic material readings. With conclusions for the moment, the subject of study has greatly contributed to our training in pedagogy.
Keywords: Dança
Metodologia
Formação de professores
Dance
Methodology
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8788
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NÚBYA ANALIANY DE OLIVEIRA DANTAS.TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2015.pdfNúbya Analiany de Oliveira Dantas. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2015.550.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.