Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Janete de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.contributor.referee1BUENO, Maria Ioneida Ramalho.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO estudo teve por tema: A dança como recurso de ensino aprendizagem. Contribuindo assim na aprendizagem, na criatividade, e integração dos alunos quanto aos conteúdos estudados na escola. A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar a dança como recurso de ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: Identificar a dança como instrumento metodológico usado pelo professor dentro do espaço escolar; Analisar o uso da dança como socializadora da aprendizagem; Investigar que conhecimentos têm os educadores sobre o uso da dança no processo de ensino-aprendizagem; Identificar as atividades que envolvem a dança e a adequação dessas atividades ao processo didático. Destacamos o tipo e caráter da pesquisa como uma análise qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com seis professoras três atuam na educação infantil e três nos anos iniciais do ensino fundamental, numa escola pública na cidade de Sousa- PB. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A análise dos dados obtidos foi feita através do estudo qualitativo das respostas elaboradas através dos questionários, assim como das observações feitas durante algumas visitas às escolas, fazendo analises das falas a luz da teoria que foi desenvolvida através de leituras de materiais bibliográficos. Com conclusões para o momento, o estudo do tema contribui sobremaneira para nossa formação em pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA Dança como Recurso de Ensino Aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe study Theme: Dance like learning teaching resource. Thus contributing to learning, creativity, and integration of the students about the contents studied in school. The research aimed to investigate dance as a teaching and learning resource. And the following objectives: Identify the dance as a methodological tool used by the teacher in the school; Analyze the use of dance as socializing learning; Investigate what knowledge have educators on the use of dance in the teaching-learning process; Identify activities that involve dance and the adequacy of these activities to the educational process. We highlight the type and nature of the research as a qualitative analysis. The research was conducted with six three teachers working in early childhood education and three in the early years of elementary school, a public school in the city of Sousa- PB. To collect data we used two instruments, namely: questionnaire and observation. The data analysis was performed using the qualitative study of elaborate responses from the questionnaires, as well as some of the observations made during visits to schools, making analysis of the speeches the light of the theory that was developed through bibliographic material readings. With conclusions for the moment, the subject of study has greatly contributed to our training in pedagogy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8788-
dc.date.accessioned2019-11-01T22:17:33Z-
dc.date.available2019-11-01-
dc.date.available2019-11-01T22:17:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Núbya Analiany de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDance as a Teaching Learning Resource.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Núbya Analiany de Oliveira. A Dança como Recurso de Ensino Aprendizagem. 2015. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NÚBYA ANALIANY DE OLIVEIRA DANTAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfNúbya Analiany de Oliveira Dantas. Monografia Pedagogia. CFP 2015.274.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.