Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8799
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, S. H. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331885109136613pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Elmano Pontes.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217476088555920pt_BR
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.-
dc.contributor.referee1IDVASCONCELOS, A. C. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492366302935662pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Suênya Freire do Monte.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, S. F. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3375677785809016pt_BR
dc.description.resumoO setor de bares e restaurantes possui relevância significativa na economia brasileira. Diante da grande carga de trabalho exercida cotidianamente nos grandes centros e cidades emergentes, se alimentar nesses estabelecimentos vem se tornando rotina diária. Com isso, o número de novos bares e restaurantes multiplicou-se nos últimos anos, gerando um aumento na concorrência, o que agrada aos consumidores de um modo geral. Nesse contexto, os estabelecimentos precisam formular mecanismos para criar vantagem competitiva e diferenciar-se da concorrência. Atualmente, algumas empresas estão aderindo ao uso estratégias de comunicação de marketing para fidelizar e atrair novos consumidores. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização do mix de comunicação de marketing em um bar e restaurante, da cidade de Campina Grande-PB, umas das cidades que mais cresce no interior do Nordeste. Para essa análise foi utilizado o modelo do mix de comunicação de marketing criado por Kotler e Keller (2006). O método adotado foi o exploratório-descritivo. Os dados foram coletados através de uma entrevista com os gestores do Bar do Cuscuz, sendo analisados de maneira qualitativa. Em geral, os principais resultados encontrados foram que empresas que investem fortemente na utilização de estratégias de comunicação integrada de marketing recebem retorno na mesma proporção ou até de forma mais compensadora. A principal conclusão é que com o uso contínuo de idéias inovadoras e desafiadoras, além da constante busca de conhecer mais os desejos dos clientes, o Bar do Cuscuz apresenta uma forma diferenciada de comunicação em relação ao mercado local, sendo esse o principal fator para sucesso gerado na empresa nos últimos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a utilização do Mix de Comunicação de Marketing no Bar do Cuscuz.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThe bars and restaurants sector has significant relevance in the Brazilian economy. Given the high workload exercised daily in major cities and emerging to feed in these establishments is becoming a daily routine. Thus, the number of new bars and restaurants has multiplied in recent years, generating an increase in competition, which appeals to consumers in general. In this context, institutions need to develop mechanisms to create competitive advantage and differentiate themselves from competitors. Currently, some companies are embracing the use of marketing communication strategies to retain and attract new consumers. Given the above, the objective of this study was to analyze the use of marketing communication mix in a bar and restaurant, the city of Campina Grande, PB, one of the fastest growing cities in the Northeast interior. For this analysis we used the model of the marketing communication mix created by Kotler and Keller (2006). The method adopted was exploratory and descriptive. Data were collected through an interview with the managers of the Bar Couscous and analyzed in a qualitative manner. In general, the main findings were that companies that invest heavily in the use of communication strategies integrated marketing return receive the same amount or even more rewarding. The main conclusion is that with the continued use of innovative and challenging ideas and the constant search to meet more customers' wishes, the Bar Couscous has a different way of communication in relation to the local market, which is the main factor for success generated in the company in the past.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8799-
dc.date.accessioned2019-11-03T11:39:37Z-
dc.date.available2019-11-03-
dc.date.available2019-11-03T11:39:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMix de comunicaçãopt_BR
dc.subjectRestaurantespt_BR
dc.subjectCommunications mixpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Stanne Hewriston Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA study on the use of Marketing Communication Mix at Cuscuz Bar.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Stanne Hewriston Rodrigues. Um estudo sobre a utilização do Mix de Comunicação de Marketing no Bar do Cuscuz. 2011. 103 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8799pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STANNE HEWRISTON RODRIGUES BARBOSA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2011.pdfStanne Hewriston Rodrigues Barbosa - Relatório de Estágio Administração CH 20111.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.